x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.333

GPS Pago a Maior, Como Compensar

Jorge Vinicius Souza Cruz

Jorge Vinicius Souza Cruz

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 08:58

Bom dia,

Acabei de pegar uma empresa e fiquei sabendo que ela opta pela Desoneração da Folha de Pagamento, porém o antigo chefe do Departamento Pessoal não realizava o procedimento de Desoneração, a empresa pagava o valor da desoneração sobre as Notas e também pagava os 20% do INSS dos funcionários.

Dito isso, como posso proceder com os meses anteriores na qual não foi informado a desoneração? Com certeza a empresa pagou um valor a mais de GPS, qual é o procedimento correto para abater ou resgatar esses valores?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quarta-Feira | 13 abril 2016 | 09:11

Jorge Vinicius Souza Cruz


O ano passado em Dezembro foi feita a opção do ano todo, neste caso se foi pago e informado acredito que não tem como compensar. este ano a opção teria sido feita em janeiro o no primeiro mês com faturamento sendo válida para o ano todo, neste caso também entendo que não teria como optar pela desoneração, somente no ano que vem...

Nos outros anos onde era obrigatório acredito que tenha como fazer a correção...

ALINE CANDIDO

Aline Candido

Iniciante DIVISÃO 3
há 8 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 10:17

Como a empresa recolheu a CPRB (contribuição previdenciária sobre a receita bruta) não deveria recolher a CPP (contribuição previdenciária patronal), nesse caso eu retificaria as GFIPs, informando a compensação das competências em que deveriam ter sido feito e não foi, para que conste que a empresa recolheu um valor maior de INSS, e posteriormente as retificações, usaria o valor recolhido indevido como compensação nas próximas competências.

THIAGO POLESSA

Thiago Polessa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 15 abril 2016 | 11:00

Perfeito Aline, você deve fazer o reenvio da Sefip com as informações corretas e valor da diferença lançar como compensação no seu sistema. A compensação também vai na informação da Sefip.

Para ter mais segurança, procure alguma empresa ou um advogado para orientar melhor.

Tive uma caso parecido com esse, o FAP ficou fixado por anos em um valor, com isso pagamos a mais o INSS, uma empresa especializada orientou os procedimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.