x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 35.029

Mal Uso Equipamentos

Suzane

Suzane

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 09:26

Uma empresa quer dar para todos os funcionários assinar um comunicado de zelar pelos equipamentos e materiais da empresa, por já terem danificado e a empresa trocado, mas mesmo assim continuam quebrando.


Pode a empresa dar um comunicado referente a isso?


No caso se sim, a empresa pode descontar algum valor do funcionário que danificou algum equipamento?

OBS: Alguém tem algum modelo de Comunicado?

Flávia Michele

Flávia Michele

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 09:32

Bom dia Suzane,

O correto seria fazer um termo de responsabilidade referente à entrega e a conservação do mesmo. Apenas verifique no sindicato se eles autorizam o desconto caso o funcionário não zele pelo bom uso.
Segue um exemplo de termo.

TERMO DE RESPONSABILIDADE PELA GUARDA E USO DE
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - E.P.I.IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADO
Nome: _______________________________________
Cargo: _______________________________________
Seção: _______________________________________
Recebi da empresa NOME DA EMPRESA, a título de empréstimo, para meu uso exclusivo
e obrigatório nas dependências da empresa, conforme determinado na NR-6 da Portaria
3.214/78, os equipamentos especificados neste termo de responsabilidade,
comprometendo-me a mantê-los em perfeito estado de conservação, ficando ciente de
que:
1- Recebi treinamento quanto à necessidade na utilização dos referidos EPI’s, a maneira
correta de usá-los, guardá-los e higienizá-los, bem como da minha responsabilidade
quanto a seu uso conforme determinado na NR-1 da Portaria 3.214/78.
2- Se o equipamento for danificado ou inutilizado por emprego inadequado, mau uso,
negligência ou extravio, a empresa me fornecerá novo equipamento e cobrará o valor
de um equipamento da mesma marca ou equivalente ao da praça (parágrafo único do
artigo 462 da CLT) .
3- Fico proibido de dar ou emprestar o equipamento que estiver sob minha
responsabilidade, só podendo fazê-lo se receber ordem por escrito da pessoa
autorizada para tal fim.
4- Em caso de dano, inutilização ou extravio do equipamento deverei comunicar
imediatamente ao setor competente.
5- Terminando os serviços ou no caso de rescisão do contrato de trabalho, devolverei o
equipamento completo e em perfeito estado de conservação, considerando-se o tempo
do uso do mesmo, ao setor competente.
6- Estando os equipamentos em minha posse, estarei sujeito a inspeções sem prévio
aviso.
7- Fico ciente de que não utilizando o equipamento de proteção individual em serviço
estarei sujeito as sanções disciplinares cabíveis que irão desde simples advertências
até a dispensa por justa causa nos termos do Art. 482 da C.L.T. combinado com a NR-1
e NR-6 da Portaria 3.214/78

Cidade, ________de_________________de 2016.

Ciente: _______________________________________
(COLOCAR AQUI O NOME DO FUNCIONÁRIO)

Espero ter ajudado.
Ótimo dia.

Atenciosamente;
Flávia Michele | Human Resources | HR Assistant

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.