Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 5.004

WIlker José Pereira

Wilker José Pereira

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Programador
há 8 anos Segunda-Feira | 25 abril 2016 | 14:45

Bom dia a todos

Tenho um cliente do estado de São Paulo optante pelo simples nacional que precisa emitir uma nota fiscal de venda para um consumidor final do estado do rio de janeiro.

O produto a ser vendido, NCM (33059000) foi adquirido através do regime de substuição tributária.

Gostaria de confirmar algumas informações:

O CFOP deste produto na NFe seria 6404?
A situação tributária do ICMS do item CSSON seria 102 (por se tratar de consumidor final) ou 500?
Se o CSSON for 500, o valor do ICMS ST retido anteriormente e Base de cálculo ICMS ST retido anteriormente deve ser replicados da NFe de entrada ou devem ser deixado zero por se tratar de empresa optante pelo simples Nacional ou existe alguma regra para cálculo deste tipo de dados?

Atenciosamente

Wilker José Pereira

Adilson Castro de Queiroz
Consultor Especial

Adilson Castro de Queiroz

Consultor Especial , Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 26 abril 2016 | 16:36

Boa tarde Wilker José Pereira

RESPOSTA À CONSULTA TRIBUTÁRIA 5804/2015, de 25 de novembro de 2015.

Disponibilizado no site da SEFAZ em 04/02/2016.

ICMS – Estabelecimento varejista paulista - Venda de mercadorias a consumidores de outro Estado, via internet – Código Fiscal de Operações e Prestação (CFOP) .

I. Na hipótese de adquirente não contribuinte do ICMS sediado em outro Estado, independente de se tratar de mercadoria sujeita ou não às regras da substituição tributária nas operações internas, o remetente paulista deverá utilizar o CFOP 6.108 ("venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte"), específico para essa situação, conforme as normas atualmente vigentes.


1.A Consulente possui como atividade principal "lojas de departamentos ou magazines" (CNAE 47.13-0/01), informando efetuar revendas no varejo de "smartphones", eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e vestuário via "internet".

2. Relata que utiliza o CFOP 6.108 quando realiza vendas para não contribuintes localizados fora do Estado de São Paulo, para produtos inseridos ou não na sistemática da substituição tributária.

3. Assim, pergunta se pode utilizar os CFOPs 6.404 e 6.102 para vendas destinadas a consumidor final fora do Estado de São Paulo.

4. Ressalte-se, inicialmente, que a Consulente especificou que o seu cliente é consumidor final localizado fora do Estado de São Paulo e não contribuinte do ICMS no outro Estado (uma vez que cita o CFOP 6.108), deixando apenas de informar se as mercadorias vendidas estariam inseridas ou não na sistemática da substituição tributária.

5. Diante das normas para enquadramento do Código Fiscal de Operações e de Prestações – CFOP contidas na Tabela I do Anexo V do RICMS/2000, referente a saídas de mercadorias, bens ou prestação de serviços, a que se refere o artigo 597 deste regulamento, temos:

"5.102 6.102 7.102 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento. Também serão classificadas neste código as vendas de mercadorias por estabelecimento comercial de cooperativa destinadas a seus cooperados ou estabelecimento de outra cooperativa.

6.108 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, destinadas a não contribuintes. Quaisquer operações de venda destinadas a não contribuintes deverão ser classificadas neste código.

6.404 Venda de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, cujo imposto já tenha sido retido anteriormente

Classificam-se neste código as vendas de mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária, na condição de substituto tributário, exclusivamente nas hipóteses em que o imposto já tenha sido retido anteriormente."

6. O CFOP correspondente à "venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros" – 5.102, 6.102 ou 7.102 – deverá ser utilizado dependendo da localização do destinatário e observada a sua condição de contribuinte no que se refere a adquirente localizado em outro Estado.

7. Já no caso de saída interestadual de mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária deve ser usado o CFOP iniciado por "6.4" para adquirentes localizados em outros Estados contribuintes do imposto estadual.

8. Por sua vez, na hipótese consultada, tratando-se de adquirente não contribuinte do ICMS sediado em outro Estado, independente de se tratar de mercadoria sujeita ou não às regras da substituição tributária nas operações internas, o remetente paulista deverá utilizar o CFOP 6.108 ("venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte"), específico para essa situação, conforme as normas atualmente vigentes.

Fonte: OcultoOculto$hitdoc_hit=0$hitdoc_dt=document-frameset.htm$global=hitdoc_g_$hitdoc_g_hittotal=10$hitdoc_g_hitindex=6" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">info.fazenda.sp.gov.br

Em relação a CSOSN, peço que dê uma olhada aqui:
file:///C:/Users/usuario/Downloads/Orienta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Preenchimento%20da%20NF-e%20-%20vers%C3%A3o%202.02%20(1).pdf

Eu acredito que a mais indicada seria aquela que você utiliza normalmente nas vendas internas.

Dá uma lida nesse tópico recente aqui:
www.contabeis.com.br

Um abraço!

Coordenador Fiscal Tributário
Blog: http://spedeasy.blogspot.com.br/
Instagram: @contadoradilson
Youtube: @saberescritafiscal
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/adilsoncastrodequeiroz/
Facebook: https://www.facebook.com/contadoradilsoncastrodequeiroz/
Especialista em Varejo com extensão ao Atacado e Industria.
e-mail: [email protected]
WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5518997076565

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.