x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 2.150

Tg Controladoria e Orçamento

Andreia Florenço MAchado

Andreia Florenço Machado

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 17:22

BOA TARDE, PESSOAL!

PRECISO FAZER O TRABALHO ABAIXO, MAS NÃO SEI NEM COMO COMEÇAR. GOSTARIA DA AJUDA DE VOCÊS.

DISCIPLINA BASE: Controladoria e Orçamentos

Após algumas turbulências em nossa economia, o Brasil voltou a crescer, o que contribui com mais empregos, investimentos, tributos; enfim,a sociedade como um todo passa a ser beneficiada, inclusive a economia internacional, uma vez que hoje o mundo é globalizado!

A Indústria e Comércio de Alimentos Congelados Belo Gosto Ltda. está no mercado a cerca de cinco anos e aos poucos vem conquistando tanto o mercado local (situa-se na região sul do nosso país) quanto outras localidades e,em breve,pretende exportar seus produtos.

Recentemente, a “Belo Gosto” passou por uma reestruturação organizacional e foi contratada para o cargo de contadora a Sra. Júlia de Mesquita que,com sua experiência comprovada,vem promovendo diversas reuniões na empresa, sempre com a preocupação de evidenciar o potencial dessa empresa.

O Sr. Rubens assumiu a Diretoria Geral da “Belo Gosto”, após a morte de seu pai, o Sr. Ronaldo, porém, por ter formação na área de saúde (ele é enfermeiro padrão), está com muita dificuldade sobre a gestão financeira da empresa, porém, entende que sem um
Planejamento adequado poderá ter sérios problemas com os diversos compromissos assumidos. Solicita a Sra. Júlia mais informações a respeito e,para tanto,uma reunião foi agendada.

A Sra. Júlia, excelente e experiente profissional, prepara algumas simulações relacionadas com a gestão financeira da Belo Gosto.
Assim, temos que:

a)Elaborar o Planejamento Financeiro utilizando uma planilha de Excel para o 1º trimestre do ano de 2x16,considerando os dados a seguir e utilizando o regime de competência.

Saldo inicial do caixa:R$ 3.000,00.
Operações de janeiro:

Previsão de recebimento de clientes............R$ 7.400,00
Compras à vista de materiais de escritório...R$ 900,00
Pagamento aos fornecedores......................R$ 13.100,00
Salários líquidos do mês.......................... R$ 4.200,00
Vendas a prazo –vencimento 30 dias..........R$ 10.300,00

Operações de fevereiro:

Utilizar as operações de janeiro com efeito em fevereiro
Compras à vista de material de limpeza........R$ 350,00
Compras para o estoque aprazo –30 dias...R$ 7.480,00
Salários líquidos do mês................................R$ 6.400,00

Operações de março:
Utilizar as operações de fevereiro com efeito em março

Vendas à vista de produtos...........................R$ 2.100,00
Salários líquidos do mês...............................R$ 8.300,00

Importante:
Caso haja falta de recursos financeiros em determinado mês, informar qual será o valor e a forma de captar o respectivo recurso.

b) Operações ocorridas no 1º trimestre do ano de 2x16,registrar e comparar com o planejamento, por meio de uma planilha (em Excel), você deverá comparar: realizado x orçado com as respectivas variações.

Saldo inicial do caixa: R$ 2.000,00.
Operações de janeiro:

Recebimento de clientes................................R$ 2.780,00
Compras à vista de materiais de escritório....R$575,00
Pagamento aos fornecedores........................R$ 9.530,00
Salários líquidos do mês................................R$ 3.487,00
Vendas aprazo –vencimento 30 dias...........R$ 4.910,00

Operações de fevereiro
Utilizar as operações de janeiro com efeito em fevereiro.

Compras à vista de material de limpeza........R$ 598,00
Compras para o estoque a prazo –30 dias...R$ 7.145,00
Salários líquidos do mês................................R$ 6.822,00

Operações de março:
Utilizar as operações de fevereiro com efeito em março.

Vendas à vista de produtos...........................R$ 3.937,00
Salários líquidos do mês...............................R$ 7.094,00

Importante:
Caso haja falta de recursos financeiros em determinado mês, informar qual será o valor e
a forma de captar o respectivo recurso.

c)Elaborar um breve relatório sobre as ações tomadas em relação às variações apuradas na
planilha (em Excel) realizado x orçado.

GRATA
ANDREIA

Aline Lima

Aline Lima

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 15:31

Oi Andreia,

Você teria a resolução desse trabalho? Tenho algumas dúvidas.
Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.