x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 549

COMO FAZER A CORRETA EMISSÃO DOS IMPOSTOS DO SIMPLES NACIONA

Luiz Henrique

Luiz Henrique

Bronze DIVISÃO 2, Diretor(a) Técnico
há 7 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 11:28

Muito bom dia!

Estou com dúvidas sobre as minhas responsabilidades fiscais, não sei nem por onde começar, que tributos corretos a pagar, quais valores, quais portais, como faço cada um dos processos, alguma nobre alma consegue me dar uma luz?

Para contextualizar, tenho uma corretora de seguros enquadrada no simples nacional aqui em São José - SC, já consegui emitir algumas notas fiscais, porém, não sei dar sequência no processo, na verdade não sei nem o processo que devo fazer...

Muito obrigado!

Luiz Henrique

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 12:18

Luiz Henrique,

Mensalmente, deve-se efetuar a apuração do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) , via programa PGDAS-D (no próprio site da Receita Federal). Você conseguirá acessar este ambiente utilizando uma senha criada no próprio portal. O DAS é o "imposto do Simples Nacional". nele, estão consolidados os tributos federais que a empresa deve recolher mensalmente à Receita Federal e órgãos estaduais e municipais (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, CPP, ISS, ICMS e outros). A sistemática de cálculo é feita a partir de uma tabela (chamada de Anexo), de acordo com a atividade econômica desenvolvida pela empresa. Nesta tabela, aplica-se uma alíquota sobre o montante das notas fiscais emitidas (receita bruta) e obtém-se o valor do imposto apurado.

Anualmente, você deve entregar a DEFIS, que, a grosso modo, é a "Declaração de Imposto de Renda" da pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional.
Também é entregue através do portal do Simples Nacional, com a mesma senha utilizada para a entrega do PGDAD-D mensal.


Recomendo também verificar junto à administração fazendária de seu estado e município, para verificar se estes exigem alguma outra obrigação acessória das empresas.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 14:45

Luiz Henrique,

Você deve pegar o faturamento mensal e declarar no site do Simples Nacional para apurar o DAS.

Uma vez por ano fazer o DEFIS, seria tipo uma declaração da movimentação anual de sua empresa, no próprio site do simples nacional.

Fazer mensalmente o DeSTDA caso tenha inscrição Estadual.

Creio que seja isso por hora. caso tenho alguma dúvida sobre esses três assuntos, procure no fórum que encontrará.

Apenas resumi disse.

Você deve saber de imediato o anexo que sua empresa se encaixa para apurar o DAS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.