Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.605

Baixa Provisão rescisão

Dany Martins

Dany Martins

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 10:09

Bom dia,

Estou com dúvida referente a baixa da provisão s/ rescisão, pesquisei no fórum as perguntas já efetuadas mais não esclareceu minha dúvida,

Estou fechamento o balanço de um empresa de lucro real, porém consta provisões lançadas no trimestre, existem alguns funcionários que foi mandado embora, como dou baixa nos valores dos funcionários em questão?

E quando não ocorre rescisão como dar baixa na provisão? é despesa dedutível, quando for da baixa vai ser um fato permuto?

Não estou conseguindo entender é a primeira vez q faço esse tipo de lançamento,

Desde já agradeço aos colegas.



Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 13:05

oi, normalmente o setor responsável pela elaboração da folha de pagamento encaminha ao setor de contabilidade o relatório de provisão mensal da férias e de décimo terceiros salários a razão de 1/12 avos de férias e 13. por empregado; o saldo dessas provisões baixam por ocasião do pagamento de férias e por pagamento de rescisão; uma maneira mais fácil de fazer com que os saldos de férias e 13. fiquem de acordo com o relatório do rh é contabilizar:

>> fórmula 1

data: 31/01/2016
d: custo ou despesa c/ provisão de férias (custos ou despesas operacionais\custo ou despesa com pessoal)
c: provisão de férias a pagar (passivo circulante\obrigações trabalhistas)
valor referente nossa provisão de férias c/ encargos do fgts + inss patronal de janeiro de 2016.
2,000.00

>> fórmula 2

dt: 28/02/2016
d: provisão de férias a pagar (idem acima)
c: (-) reversão da provisão de férias (...custo ou despesa c/ pessoal)
vlr ref reversão da provisão do mês anterior.
2,000.00

repetir fórmula 1 utilizando-se o valor que constar no relatório do rh
dt.: 29/02/2016

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.