x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 658

É possível Autonomia (não é MEI) com cnpj ?

Andrea Sampaio

Andrea Sampaio

Iniciante DIVISÃO 5, Artesão(ã)
há 7 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 12:58

Amigos, venho tendo muita dificuldade em me estabelecer neste panorâma de - autonomias - pós advento do MEI. Se puderem me esclarecer a situação, seria incrível. Sou autônoma há 10 anos, trabalhando por conta própria como artesã. Logo pago 20% sobre o que arrecado ao INSS. Com o MEI e o encaixe de minha profissão no seu estatuto, o mais natural seria migrar para a mesma. Ai começou o meu calvário. Ano passado migrei para o MEI, mas não deixei de pagar a autonomia - pois não queria perder os benefícios da mesma que o MEI não proporciona, como aposentadoria por tempo de serviço e maior que um salário (lógico aumentando a contribuição). Consultei Sebrae e inss sobre a situação. Cada um diz uma coisa e no final das contas claro é o inss quem responde ou o Ministério do Trabalho. Liguei algumas vezes para o inss, insatisfeita com o titubear das atendentes. Certas informações não batiam. Disseram que havia a possibilidade de ser MEI e autônoma, com atividades diferentes, e a autonomia sendo complementar ao MEI. No meu caso pagaria muito e não tenho duas profissões! Neste caso o Sebrae dá uma palestra e nos informa que não pode ser Mei e autônomo com mesmas profissões. Tentei falar diversas vezes com o Ministério do Trabalho mas eles simplesmente não atendem o telefone. Depois de 8 meses, sem saber o que fazer, consultei um advogado que se diz especialísta em previdência, sobre minha situação. Ele insistiu que o MEI não era pra mim por que eu quero uma aposentadoria maior. No momento concordei. Mas não vi alternativa para a venda de minhas peças. Como artesã pelo MEI poderia emitir nota fiscal, especialmente no caso de venda pra PJ, agora, de volta sem o MEI, apenas com a autonomia, não posso emitir nota pra ter peças em lojas! A minha questão é: se como autônoma existe alternativa para ter o cnpj sem cair nos custos que uma empresa implica? O advogado disse que posso abrir uma eirelli, mas não conseguiu dar maiores detalhes a respeito. O pouco que li na internet não é nada favorável a minha situação de poucos recursos. O eireli precisa de um capital social 100 vezes o salário mínimo para abrir a empresa! Não sei o que fazer e a consulta ao advogado apenas me fez eliminar o MEI. Nem resolveu nem esclareceu precisamente minhas questões. Lembrando quais são : - atender a solicitação de nota fiscal que as lojas estão pedindo pra vender minhas peças (sem os altos custos que implica ter empresa), e - continuar a contribuir com maior valor ao inss pra aposentar além do mínimo que o MEI propõe.

Andrea Sampaio

Andrea Sampaio

Iniciante DIVISÃO 5, Artesão(ã)
há 7 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 16:55

Boa tarde Julia,

Ok, lembrando apenas,agora sou autônom. Abri mão do MEI, orientada pelo advogado.
Mas suponhamos que eu opte por voltar ao MEI, e complemente os 5% com os 15%. Seriam 5% sobre o salário minimo + 15 ou 20% sobre o salário com o qual desejo me aposentar?

Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.