Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 7

acessos 62.698

[Dúvida] Pasta Gia 0801

Bruno Castro

Bruno Castro

Iniciante DIVISÃO 4, Tecnólogo
há 7 anos Segunda-Feira | 25 julho 2016 | 20:39

Boa noite pessoal!


Sempre passei pelo fórum como visitante, e em diversas situações achei soluções para problemas com softwares de contabilidade.

Eu trabalho com informática, e atendo 6 escritórios de contabilidade.

O meu problema é o seguinte:

Um cliente teve seu windows corrompido, e precisei formatar o computador. Realizei o backup de tudo, e por precaução montei uma imagem do hd do cliente.

Todos os programas(inclusive a gia 0800) estão funcional e com dados restaurados. Porém esta bendita gia 0801, não.

Gravei a imagem em um outro hd e iniciei ele em outro computador. O atalho da gia 0801 esta na área de trabalho, porém quando mando iniciar o programa ele solicita instalar novamente(porém sem dado algum lançado) . Questionei o cliente sobre isso, e ele afirmou que quando ele abria o software, instalava novamente toda vez,porem com dados( acredito que deve ter sido umas das primeiras versões desse software, e provavelmente algum bug, que já foi corrigido nas versões mais novas, informação que o cliente nem imagina o que seja rs, e o governo vai se omitir ).

Já vasculhei a net, o manual da gia 0801(lá afirma somente que a pasta fica no usuário do windows), outros fóruns e não acho referência sobre o local exato da pasta. Instalei em meu note pessoal(para ser uma instalação 100% limpa e zerada) e la consegui achar alguns arquivos (com extensões . pdr e . sdf) na pasta c:\usuário\nomedousuário\meus documentos e em c:\usuários\nomedousário\appdata\roaming\apps.... referentes a gia 0801.

Voltei no hd do cliente e estas pastas não existem. Mandei localizar no hd do cliente todos os arquivos com essas extensões e só achou tranqueiradas do windows, entre outros, nada do que precisava.

Revirei todas as pastas do perfil de usuário no hd do cliente manualmente e não achei nada (somente coisas da gia 0800/0700).

Estou sem recursos e o cliente desesperado rs, pois tem muita informação lá.

Alguém sabe aonde fica armazenado a pasta exatamente? Ou tem alguma ideia/sugestão?. Eu sei que o erro maior foi do cliente, não ter efetuado backup durantes estes anos todos( apesar das minhas orientações), porém estou disposto a tentar resolver isso.

Não achei nada no fórum de casos semelhantes,por isso abri este tópico. Peço desculpa se fiz algo ou coloquei o tópico em local errado.

Não costumo participar aqui,pois participo de outros fóruns(Clube do hardware, EletronicaBR, o falecido GDH) e preciso viver também. Acredito que alguns membros já tenham passado por lá algum dia rs.


Fico no aguardo de uma luz.

Abraço e desde já,obrigado!


Fernando Cabrera Perez

Fernando Cabrera Perez

Prata DIVISÃO 2, Analista Tecnologia
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 09:49

Olá Amigo,

No meu caso ele fica no Documentos/Sefaz/GIa

Na verdade essa gia roda em um ambiente virtual(Parecido com emissor de NF-e) e por isso ficam somente gravado alguns dados mínimos para a utilização do sistema.

Quando o seu cliente informou que quando ele abria o sistema e instalava, na verdade ele estava atualizando e não fazendo outra instalação.

Pois cada atualização é executada no momento de abertura do programa.

Agora como ele não encontra nenhuma informação da gia no pc , quando você clica no icone ele irá baixar o programa novamente e fazer a instalação do zero.

Pelo que eu sei a unica forma de recuperar as informações é se ele tivesse gerado uma copia de segurança de todo o banco de dados da gia, ele fica gravada dentro da pasta da gia chamada BACKUP.

As vezes você sobrepondo a pasta que tinha no hd antigo para o novo, ele volta as informações, mas não são em todos os casos. Eu ja recuperei um emissor NFE sem backup nenhum efetuando esse procedimento.

Qualquer dúvida entre em contato.

Abraço




Bruno Castro

Bruno Castro

Iniciante DIVISÃO 4, Tecnólogo
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 13:33

Bom dia!

Essa parte de abrir e atualizar,pode ser, pois o cliente é bem leigo em informática rs.

Eu imaginei que seria tipo o NFE, pela cara de "java " dava pra imaginar rs.

Na instalação limpa no meu note, ele criou estas pastas que você disse, porrém no hd antigo dele tem essa pastas mais com dados da 0800 rs.

Esta uma confusão sem limites rs.

Ontem varri hd manualmente(Exceto a pasta do windows) e não encontrei nada .

Acredito que por mais que seja ambiente virtual, deve haver umapasta referente ao 0801 em algum lugar.

Ai que esta o grande problema, aonde esta esta bendita pasta . Não encontro de forma alguma, já restaurei a imagem do cliente novamente( ela foi feita antes da formatação, removi todos os drivers, zerei os processos que iniciam com o windows e dei boot no hd em outro pc, a maquina esta como antes da formatação, porém como 0801 sendo instalado quando inicia, e sem dados.


Obrigado pelo ajuda.

Será que ninguém mais tem algum macete ou dica? rs

Conseguimos restaurar a partir dos daods que ja foram transmitidos, porém fica com o status de "inconsistente". E o cliente ficou de confirmar se os dados estão certos... tem algum problema nisso?

Novamente obrigado!


Abraço

Cleber

Cleber

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 14:04

Boa tarde veja se dentro deste diretorio tem alguma coisa C:\Users\#Usuario#\AppData\Roaming\Sefaz

No meu aqui tem um arquivo info.gia da ultima vez foi esse que eu copie qdo a estação de trabalho deu problema.

Bruno Castro

Bruno Castro

Iniciante DIVISÃO 4, Tecnólogo
há 7 anos Quarta-Feira | 27 julho 2016 | 08:31

Bom dia .

Esta pasta eu havia achado no pc no qual eu fiz a instalação limpa, porém na máquina do cliente não existe. Mandei pesquisar pelo windows tb e nada foi achado.

Mesma coisa referente ao arquivo, no meu pc existe e no pc do cliente não.


Esta muito estranho, em 10 anos trabalhando com info, nunca perdi um backup de cliente(Salvo quando era problema na parte física do hd).


Estou achando que isso é um bug das primeiras versões da gia 01801, coisa que não me surpreende com essas belezas de softwares funcionais do governo rs.

Só que sinceramente acredito que ainda haja salvação, só não tenho mais idéias de como rs.

Alguém mais como uma sugestão miraculosa?

Obrigado pela ajuda e atenção! ;)

=====

Edit em 03/08/2016

Bom dia Pessoal. Minha jornada ainda continua.



O cliente entrou em contato com o suporte do sefaz, e o bizarro, que eles como sempre respondem no ctrl+c e ctrl+v, e o pior somente coisas da gia 0800. Da 0801, acredito que o suporte nem saiba que existe(brincadeiras a parte, eles ignoram), e mandam respostas referentes a 0800 automatizadas ( Estou achando que é um "bot" que responde automático através de tags).

Enfim,umas das poucas esperanças restantes ( Do cliente, pq sei que o suporte destes softwares,de vez em nunca resolve algo rs) se foi .

Fiz como o Cléber falou acima, e não existe o arquivos info.gia no hd do cliente.

Porém peguei um outro pc do cliente com gia 0801 para testes. Realizei o backup e comecei os testes. Esse arquivo(info.gia) estava lá e com dados lançados. Fechei o programa, renomeei o arquivo para "info.old" e abri o programa novamente. Os dados foram zerados com sucesso(logo esse arquivo realmente esta relacionado aos dados ). Mas o bizarro que o que o arquivo que eu havia renomeado(info.old) simplesmente sumiu da pasta,e surgiu um novo info.gia. Realizei o procedimento algumas vezes e o arquivo renomeado/antigo sumiu em todas.

Só que algumas vezes surgiram alguns arquivos diferentes na pastas ( com a extensão .sdf) e ao fechar o programa, eles simplesmente sumiam e aparecia o info.gia. Acredito que o info.gia não seja o banco de dados e sim algo que interligue o software ao banco de dados, ou algo em tipo uma "nuvem".


Enfim, minhas esperanças morreram( Mais um software padrão do governo, nojento, nada funcional e sem suporte algum), voltei mais aqui pra alimentar o tópico, pois um dia pode ser útil para alguém.

E o cliente agora precisa pagara uma anuidade de em torno de 400 reais para poder ter acesso aos dados online(ou algo semelhante, pois essa parte eu já não acompanhei). Pagamos taxas aqui, taxas ali, impostinhos nas transações, tarfifas, multas, e a budega toda, para quando se precisar consultar, ter de pagar esse valor extremamente abusivo.

Enfim, caso eu consiga novas informações, volto aqui e acrescento.

Pelo menos teve um lado bom, agora me cadastrei no fórum , e com certeza vez ou outra irei acrescentar algo ou ajudar em algo rs.

Forte abraço pessoal, e novamente obrigado pela ajuda e atenção!




Luiz Fernando

Luiz Fernando

Iniciante DIVISÃO 2, Suporte Técnico
há 6 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 01:34

Registro evento sobre este assunto pois este tópico tbem me ajudou a localizar solução para meu cliente.
Antiga Gia, instalada pela versão 0700 (sefaz2002.exe) foi atualizada até a versão 0800.
A nova e atual versão 0801, ao ser instalada, quando abre pela primeira vez, pergunta se queremos migrar dados da versão anterior.
No caso do meu cliente, após problema com usuário atual, foi criado novo usuário e foi necessário a instalação de alguns programas, porém, quando da instalação da GIA 0801, se não optar para migrar dados, carregava com banco de dados vazio e se migrasse dados, só tinha informação até +- 05/2016.
Em pesquisa aqui neste tópico, pude confirmar que o banco de dados referencial está localizado em "C:\Users\(NOME DO USUÁRIO)\AppData\Roaming\Sefaz\info.gia", e bastou copiar este arquivo do antigo perfil (com defeito) do usuário, sobrepondo somente este arquivo "info.gia" no novo perfil de usuário.
Ao abrir o GIA 0801, este consegue localizar todos os registros novamente.

Acostumem fazer BKP com frequência de todos os programas utilizados cotidianamente, pois ajuda muito a seu suporte técnico a repor suas informações quando necessário.
Se não souber como fazer, consulte um profissional e assegure seus dados.
Um bom BKP não é feito em um único local ou até mesmo sobrepondo sempre o mesmo, ele deve ser feito copias diversas em HDs diferentes e se possível em nuvem tbem.

Bom trabalho a todos...

Suporte de TI (desde 1985)
Patterns Informática
viviane borba

Viviane Borba

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2017 | 14:12

Olá!
Estou com erros na NOVA VERSÃO DA GIA 9...alguem mais?
+ Anexo I
039 – Informado CST (tabela B) diferente dos valores admitidos para contribuinte modalidade Geral (os valores admitidos são os previstos no
apêndice VII do RICMS. Linha do arquivo: 100
+ Anexo V
008 – O valor informado no(s) campo(s) 03 do(s) E115, cujo(s) campo(s) 04 deve(m) trazer o CFOP 5102, e cujo(s) campo(s) 02 deve(m)
trazer código da tabela 5.2 do RS começado por “RS052”, deve ser igual ao (ou totalizar o) somatório das saídas beneficiadas com suspensão
ou diferimento do pagamento do imposto, ou, ainda, quando se tratar das hipóteses em que o ICMS tenha sido retido por substituto tributário
informadas nos Blocos C e D para o CFOP. Ver Instrução Normativa DRP N° 045/98, Título I, Capítulo LI, Subitem 4.4.4, alínea “o” e subitens
4.4.4.1 e 4.4.4.7. Valor E115: R$ 0,00. Valor Outras: R$ 1.814,00

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.