Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 526

Sou nova no assunto e tenho milhões de dúvidas...

Lucimara Moreira

Lucimara Moreira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 09:28

Bom dia caros colegas.

Terminei um curso de departamento pessoal na prática. Mas não me deu muita noção... Hoje aparaceu uma amiga que possui uma firma MEI e registrou uma funcionária inclusive já pagou algumas guias de inss e fgts, no entanto, não sei quais sistemas devo acessar para gerar essas guias. Ela é registrada pelo salário mínimo. ... Peço ajuda por favor. A competência seria 06/2016 que já venceu...

Muito obrigada.

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 09:38

Bom dia Lucimara Moreira,

Primeiramente, o MEI deve fazer a GFIP tendo funcionário ou não, logo, no mês de abertura.

Quando há funcionário, deve ser feita a GFIP (para isso você deve baixar o programa SEFIP :

(idg.receita.fazenda.gov.br)

Nele, você vai fazer uma competência por vez, informando os valores do funcionário. Ao término, você vai transmití-lo no site Conectividade Social ou Conectividade Social ICP (a empregadora já deve ter acesso, pois você mencionou que ela já fez alguns recolhimentos de FGTS) . No mesmo programa, a guia de GPS INSS também constará e você pode utilizá-la.

Ver se a funcionária pertence a algum Sindicato e fazer os devidos recolhimentos de contribuições à este, mediante verificação junto à Convenção Coletiva.

Verificar se foi feita a transmissão do Caged no mês de admissão do funcionário.

Gerar o recibo de pagamento mensal e guardar todos os documentos e guias recolhidas em arquivo próprio.

Veja nesse link, o passo a passo da transmissão da GFIP: escritoriobrum.com.br

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Abs,

Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal