Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 502

Calculo de evolução patrimonial para investimento com perda

FERNANDO S R

Fernando s R

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2016 | 17:50

ola... gostaria de um auxilio..
Um cliente vendeu um bem com perda de capital, o que fez seu patrimonio cair de um ano para outro. (Considerando o calculo de ganho de capital do IRPF, calculando a diferença do patrimonio do ano anterior e do ano atual (bens menos dividas))...há então uma queda de seu patrimonio...
e ainda assim há seus recebimentos... de distribuição de lucros e pro labore... ou seja, é como se todo este recebimento estivesse "livre" para ser reinvestido...
nao sei se estou sabendo explicar.. mais minha duvida se refere mais precisamente a este calculo da evolução patrimonial... e saber se ele tem "caixa" para gerar novos registros como reforma em um imovel...
a conta que a receita faz é exatamente esta? a diferença entre os saldos apresentados? Mesmo que esta diferença nao significa exatemente caixa?

Por exemplo, ele vendeu uma casa de 1milhao por 500mil, isso faz seu patrimonio cair em 1milhao e no seu caixa entra 500mil somente.
Mais ele tinha outros recursos nao informados no IR que fez com que ele reformasse um outro imovel no valor de 200mil.

Se pensar na conta feita pela receita ele nao teria problemas, visto que seu patrimonio caiu 1milhao e aumentou em 200mil, nao há necessidade de informação da origem deste capital para justificar a reforma?
Apresentando uma variação de bens em 800mil (1milhao da venda - 200mil da reforma) e aumento de caixa em 500mil... sem movimento para saida dos 200mil...

A conta é assim mesmo???? Este pensamento está correto? nao daria problema este registro??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.