x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.655

Marilia Flores Ferreira

Marilia Flores Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 16:05

Boa tarde amigos,

tenho uma empresa do ramo alimentício e estou fazendo uma obra, por isso o CEI foi emitido pela minha empresa. Estou contratando algumas empresas para realizar a obra e me deparei com dois questionamentos:
1) se eu contratar uma empresa optante pelo simples nacional, ela tem que colocar o numero do meu CEI na nota fiscal de serviço e eu tenho que reter o INSS?

2) Todos os serviços prestados na obra tem que informar o CEI na nota fiscal? exemplo: empresas de manutenção, reparo e instalação que não seja de construção civil devem informar na nota fiscal?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2016 | 20:40

1. No seu caso trata-se de obra própria. Está correto abrir o CEI no CNPJ da empresa.
2. Deve-se criar uma conta dentro do plano de contas para registras todos os custos e despesas da obra.
3. Depois da obra concluída, tudo será somado e formará o preço da obra, que deverá ser transferido para o imobilizado se for de uso da empresa, ou investimentos se for para locação, etc.
4. Todas as compras deverão ser feitas no CNPJ da empresa. O CEI será para a regularização da obra e para o registro dos funcionários da obra.
5. Quanto a retenção do INSS, é isso mesmo, deverão ser retidos os impostos de todos os serviços prestados, conforme o regime da empresa e as leis tributárias.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.