x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 2.282

Remuneração de Pastores Presidentes de Igreja

WALMIR PORFIRIO

Walmir Porfirio

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2016 | 14:53

Boa tarde.

Pessoal,

Preciso esclarecer uma duvida, pois não sei se estou fazendo a folha de pagamento de uma igreja da forma correta.

Faço a contabilidade de uma Igreja Evangélica, onde o pastor presidente é o pastor dirigente da obra.
A 06 (seis) meses atras fiz o registro em carteira como funcionários da Igreja (onde ele é o presidente), estou fazendo o desconto do INSS, pagando o FGTS e 1% do PIS s/ a folha, estou entregando o EFD-Contribuições e a DCTF, tudo como manda a legislação.
Porem me surgiu a seguinte duvida:
Se eu registro o presidente de uma instituição sem fins lucrativos como funcionário,ela pode perder essa caracterização?
Ela pode passar a ser considerada como Associação com fins lucrativos devido o presidente estar como funcionário?
Como devo proceder com esses casos onde o presidente da igreja é o pastor e ela fica a disposição da obra e dos fieis em tempo integral?
Como devo fazer essa remuneração???

No aguardo.

Walmir Porfírio
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.