x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 614

Sonegação e Crimes de Empresas.

Magno Martins de Paula Netto

Magno Martins de Paula Netto

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2016 | 14:12


Amigos,

Sei que é um tema um pouco complicado mas quem puder ajudar.

Trabalhei como assistente e analista contábil e fui inventar de abrir um escritório contábil junto com um amigo bom de DP.

Mas venho encontrando alguns problemas com os poucos clientes que tenho.

1 - Todos de alguma forma querem sonegar.

2 - Todos ficam pedindo faturamento com base em recebimento de extrato e não base de notas, ou seja são umas antas pois emitem R$ 100,00 de nota e recebem R$ 1.000,00 exemplo... Nem precisa ser um auditor mestre para pegar uma coisa ridícula dessas.

3 - Tenho cliente que envia a base de impostos de notas e referencias para DP mas não me da acesso e nem me envia extrato para contabilizar nada e com isso obviamente não da para ter certeza do que se passa.

Fora outras loucuras que se Vê por ai.

Amigos de verdade estou pensando em desistir por medo da responsabilidade solidaria que posso ter por essas coisas, existe alguma forma de se resguardar de coisas assim ?

Acho que vou preferir volta as vagas de analista e assistente mesmo.

Padrão de vida baixa mas não fico me sentindo mal.

Ajudem ai se puderem.

Att

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2016 | 14:20

Olá, Magno Martins de Paula Netto. O correto é você fazer um Contrato de Prestação de Serviço bem elaborada, deixando claro as obrigações que seu cliente deverá cumprir, que as informações prestadas ao contador é de inteira responsabilidade do mesmo. Assim para que o contador cumpra as obrigações Tributárias, Civis, Trabalhista e Penal. A falta por omissão, erro, fraude e qualquer outro tipo de problema por conta do empresario isenta o contador de qualquer responsabilidade que venha acontecer. E outra coisa colega, nunca assine faturamento maior do que realmente ele declara. Uma eventual fiscalização ai sim você será responsabilizado. Prefira perder o cliente a passar apuros futuramente. Não é só com você que acontece esses fatos, acho que todos nós passamos por isso. Logo faça um contrato bem discriminado e fique tranquilo. Abraços!

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2016 | 12:24

Caro Magno Martins de Paula Netto,

Concordo com o colega Maicon Silva Lima, mas pode acontecer de termos de comprovar o que foi acordado no contrato, por isso tb acho primordial todo o contado com os clientes serem feitos por escrito, por exemplo o seu caso "3", peça os documentos que precisa para contabilizar por escrito, todo mês.
Essa comunicação por escrito que estiver fazendo com seu cliente será a comprovação que vc tentou fazer a coisa certa mas ele não te deu elementos para tal, somado isso ao contrato vc estará se livrando de responsabilidades.
E claro muito bom lembrado pelo colega Maicon Silva Lima sobre as informações que vc irá prestar, lembro que em uma ocasião um cliente me pediu um faturamento bem acima, e disse que não podia fazer isso, quando ele me disse que o gerente do banco afirmou que era só para deixar lá, respondi pedindo isso por escrito, até hoje não recebi a declaração do gerente.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2016 | 14:24

Caro colega, Não desista de seus sonhos por causa de empresários babacas.

Sou contabilista Há 50 anos e já passei por poucas e boas.

Se puder vai se livrando destes crápulas. Há muitas empresas boas. Vc vai encontrá-las.

Realmente a legislação, a jurisprudência e o CRC estão sendo severos com os contabilistas, as vezes com razão, pois há poucos dias diversos foram presos por compactuar com empresários criminosos. Estes mesmos q reclamam de nossos políticos.

Bem, como disseram os colegas acima se acautele sempre, peça documentos por escrito e se houver uma ordem ilegal mostre as consequencias.

Diga que se vc for chamado fará uma "delação premiada". Aliás é preciso denunciar ao COAF qualquer movimentação financeira feita por clientes à margem da legalidade.

Mantenha sua conta bancária limpa para provar que sua renda é de origem.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.