Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 14.765

Controle de ferias de funcionário quem é o responsável?

CIEL LIMA

Ciel Lima

Ouro DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 7 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 18:21

Boa Tarde, pessoal gostaria que alguém me esclareça quem deve fazer o controle de ferias dos funcionários, empregador ou contador? Uma vez que o escritório atende a mais de 180 empresas com média de 15 funcionários.

Viável Contabilidade e Assessoria
Avenida Tarumãs,  Jardim Paraíso N: 1873
CEP: 78556-102 - Sinop - MT
WhatsApp: (66) 99241-3486
e-mail: [email protected]
e-mail: [email protected]
Redes Sociais: @cielcontador
WALQUIRIA XAVIER

Walquiria Xavier

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 08:49

Jaciel de Sousa Lima, bom dia!

Não há nenhuma previsão na CLT quanto a isso, mas o usual é que o empregador faça esse controle, até mesmo por conhecimento da rotina e necessidades da empresa e enviar ao contador somente para calculo.
Mas verifica no contrato da empresa com a contabilidade quais os serviços foram contratados.

Wal Xavier
Josiane de Pieri

Josiane de Pieri

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 09:41

Eu envio um relatório de vencimento junto com os holerites e informo no protocolo que estou enviando. Não tive nenhum caso que venceu, mas se eu perceber que está perto de dobrar, mando e-mail, relatório, mensagem no celular. Aqui, controlo apenas os vencimentos. As empresas controlam quantos dias foram descansados, o que abateu em falta, etc.

THALISSON SILVA DA ROCHA

Thalisson Silva da Rocha

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 11 janeiro 2017 | 12:02

Pessoal,

Bom acredito que o correto é o empregador através de um RH da empresa fazer esse controle e um planejamento Anual de programação de férias dos seus colaboradores.
Hoje para uma contabilidade que tem mais de 200 empresa fica complicado fazer o controle, o que a contabilidade pode é todo mês emitir um relatório de vencimento de férias e sinalizar ao cliente que aquele funcionário já esta com férias vencida e o limite que ele tem para tirar, onde não haja dobro de férias.

Mas a responsabilidade maior é do Empregador, pois o mesmo além da convivência dos seus empregados sabe toda rotina da suas atividades, se fosse a contabilidade ter esse controle de férias era obrigatório também a contabilidade demitir o empregado sem conhecer o mesmo. kkkk.

Thalisson Rocha
Jessyca

Jessyca

Diamante DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2017 | 07:42

Assim como a colega Josiane eu envio mensalmente um relatório de férias junto com os holerites é uma rotina que agreguei na elaboração da folha todos os meses, e assim não temos muitas margens para erro e futuras cobranças, dizendo que não avisamos o empregador em relação as férias! Pois não tem jeito a culpa infelizmente sempre cai sobre nós!

“...carpe diem, quam minimum credula postero"


http://spedconsultoria.com.br/
Fernanda Lopes

Fernanda Lopes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 16:08

Aconteceu isso comigo agora, vim correndo para o fórum para ver a opinião dos colegas, rsrs. Um cliente pediu as férias de um funcionário, quando avisei que teria que pagar com multa, o cliente enlouqueceu, dizendo que a responsabilidade pelo controle era minha. Convenhamos, quem melhor que a empresa para ter controle sobre as férias de seus próprios funcionários??? Mas, fazer o que, tive que ouvir. Agora incluí a emissão de um relatório com vencimentos de férias na minha rotina de fechamento, para que não haja mais esse tipo de situação.
Obrigada por compartilharem suas experiências.

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe. Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 16:15

Fernanda Lopes

Entendo que a nossa obrigação é sinalizar a empresa quanto aos prazos limites, enviando relatório de férias de tempos em tempos. Todo mês, ao fechar a folha, eu confiro esses prazos e se tem algum estourando aviso imediatamente.

Empresas organizadas possuem uma pessoa no administrativo para verificar essas coisas, mas quando é empresa pequena, familiar, onde os donos fazem tudo fica mais complicado.

Se vc fez sua parte avisando os prazos não se preocupe...isso acontece mesmo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Thiago Pena

Thiago Pena

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 16:31

Boa tarde,

Aqui em nosso escritório, temos como politica enviar periodicamente relatorio aos cliente informando a data limite, porém mesmo a ideia que esta responsabilidade seja da empresa. Tomamos como politica para ocorrer desconforto, como aconteceu com a colega.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2017 | 16:45

Boa tarde pessoal!

Eu sempre envio mensalmente o relatório de previsão de férias para a empresa, assim o empregador que não observar e deixar passar o período de concessão terá que pagar as férias dobradas como manda a lei. È obvio que é uma responsabilidade do empregador fazer seus controles internos, já sabendo que as empresa não se atentam a alguns detalhes é interessante o escritório de contabilidade se respaldar e evitar futuros desabro.

A clt diz que

as férias serão concedidas por ato do empregador,
em um só período, nos 12 (doze) meses subseqüentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. e diz mais, Art. 137 - Sempre que as férias forem concedidas após o prazo de que trata o art. 134, o empregador pagará em dobro a respectiva remuneração.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.