Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 959

Guias em aberto na contabilidade mas já pagas

Ro

Ro

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 10:37

Bom dia,

O contador do escritório saiu e estou tentando atualizar os lançamentos pra fecharmos o ano, nunca fiz essa parte e estou perdida com algumas situações:

Exemplo: No razão várias contas aparecem com saldo (Simples, FGTS, INSS, etc), nesse caso como faço pra acertar agora?São impostos que o cliente até já pagou mas não mandou as guias pagas e ele não baixou ano passado..pelo que eu vi tem muita coisa estranha mas essa é a que mais me preocupa pq não posso deixar esse saldo pro próximo ano sendo que estão pagos correto?
Ele lançou várias empresas com o faturamento jogando em Duplicatas a receber em alguns meses e depois voltou a lançar no caixa, esse valor está lá desde o ano passado e agora?
A maioria das empresas aqui são simples e lançamos todas as receitas no caixa, quando se lança no duplicatas a receber qual a forma de dar baixa?
Perdoem a ignorância no assunto, mas realmente não tenho prática nessa parte estou só ajudando a colocar em dia o setor...


"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 10:42

Rose,

Sobre o faturamento:

Se a nota fiscal é emitida e ainda não foi recebida, este valor deve figurar no Ativo, no grupo de clientes (duplicatas a receber, por exemplo). Ao receber, deve-se baixar de clientes contra Caixa/banco.

Sobre as guias já pagas:

Provavelmente há algum problema na conciliação bancária/caixa da empresa, haja visto que o cliente efetuou o pagamento e ainda consta tal pendência no seu balancete. Recomendo retroagir a contabilidade, promovendo a conciliação bancária mês a mês, junto com o o extrato bancário do cliente, e também a conciliação do caixa, com o controle de caixa do cliente.


Boa sorte com isso!

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Ro

Ro

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2017 | 16:08

Oi Daniel,

Obrigada, mas não nenhuma outra maneira sobre as guias em aberto?Pq até refazer td o ano de 2015 não vou conseguir fechar 2016 para enviar Defis...

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 08:34

Rose, bom dia!

Justamente pensando na DEFIS que lhe sugeri esta tarefa certamente trabalhosa, uma vez que a declaração deve apresentar informações reais da empresa para a Receita Federal.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Ro

Ro

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 09:20

Bom dia,

Pergunta um pouco estranha , mas não tenho muita afinidade com a parte contábil:

Vejo muitas despesas, Pro labore e folha de pagamento sem os pagamentos, isso pode acontecer?O Senhor que está ajudando na contabilidade disse que é por não ter caixa??

Sinceramente, acho muito estranho isso, o correto não seria acertar as receitas para se ter um caixa favorável e de acordo com as despesas?Vejo que há o costume de emprestar dinheiro do sócio para a empresa, mas de onde vem o dinheiro do sócio??

Um financiamento do BNDS por exemplo, pode ficar sem lançar na contabilidade?

att,

Rose

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 09:26

Rose,

Não existe essa de "não ter caixa". O correto é planejar, e lançar as despesas e receitas corretamente, caso não haja pagamento nas contas de passivo circulante deve ser analisado se está em débito para com os órgãos, sendo assim necessário um parcelamento destes.

O dinheiro de empréstimo do sócio tem que ser verificado em sua declaração de imposto de renda, pois o mesmo tem que ter "caixa" para tal empréstimo.

Um financiamento do BNDS por exemplo, pode ficar sem lançar na contabilidade?


TODO e qualquer documento hábil fiscalmente deve ser lançado na contabilidade, pois este menciona alguma operação ocorrida na empresa, sem qualquer exceção. Caso contrário estaremos desrespeitando os princípios éticos e contábeis.


-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.