Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.400

contabilidade inicial de uma empresa

 I .SANTOS

I .santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2017 | 23:06

Boa noite
entrei em um escritório de contabilidade e não tem nenhuma empresa com a contabilidade feita

Estou na duvida porque vou começar a fazer a partir do ano de janeiro 2016, porque não tenho como fazer de vários anos anteriores são empresas do simples nacional .
como devo proceder estou sem saber por exemplo preciso de alguns saldos para contabilizar minhas despesas em janeiro e também preciso de saldo de caixa para poder efetuar os devidos pagamentos.
Desde já obrigada pela atenção.

Evania Martins

Evania Martins

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 15:05

Esta resposta vai ser complicada de dar, pois é muito peculiar, depende de cada empresa.

Infelizmente não podemos lançar o que não temos certeza e sem ter documentos.

Posso dar algumas dicas para te dar o Norte (por empresa se tratar de Simples e muitos empresários não dão a devida importâncias aos lançamentos contábeis, sei bem como é.

1 - Tente começar a lançar a partir do 1º dia do ano que você está disposto a atualizar pois assim os saldos de Receita e Despesa já começam zerados de todo jeito (você só não terá a informação do lucro ou prejuízo).

2 - Começa pegando o Contrato Social destas empresas, e veja o Capital Social integralizado de cada, e observe como foi subscrito se por caixa ou pelo Banco, ou via estoque ou algum imobilizado. Com isto você pode lançar - Capital social (origem do recurso) contra - estoque, caixa, banco ou imobilizado (aplicação de recurso).

3 - Pegue o extrato do Banco para implantar o saldo (D- Banco e C - Ajuste do Exercício anterior).

4 - Agora vá atrás do dono da Empresa e peça a ele uma confissão de dívida (Para você implantar os saldos de Fornecedores) caso ele tenha algum controle disso (rsrs)

5 - Vá novamente atrás do Dono pegue as informações de Clientes que devem a ele (isso tudo assinado por ele) para você implantar saldo de Clientes

6 - Pegue o extrato de lançamentos futuros de Cartão de Crédito e Crédito (para implantar saldos nesta conta)

7 - Faça Consulta de FGTS, INSS para saber se há algo em aberto para lançar o passivo

8 - Faça consulta na SEFAZ e Receita Federal para ver se há impostos em aberto.

9 - Pedir documento ao dono se há algum pagamento de funcionários Pendentes para implantar Saldo.

10 - Peça listagem de inventário de estoques (ao Dono da empresa)

11 - Peça Listagem de bens Imobilizado (ao Dono da Empresa)


Creio que estas informações já te dão um Norte, será um longo trabalho pela frente, porém em algum momento da vida desta empresa, ela teria que começar.

Espero ter ajudado.



 I .SANTOS

I .santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 22:32

Boa noite Evânia
Obrigada pela atenção e orientação
Fiz assim o programa que uso é Domínio e fiz uma implantação de saldo da seguinte forma
fiz os lançamentos
vários débitos para vários créditos
com o historico saldo em 31/12/2014
utilizei os saldo de fornecedores com venc em janeiro/15
saldo de fgts, inss, impostos federais
implantei o capital social integralizado dos sócios no vlor de 5000,00 foi integralizado em dinheiro
o pagamento da folha é feito dentro do próprio mês então não tinha salario de dezembro para receber em janeiro
estou na duvida do contrato de locação do estabelecimento que foi renovado para 5 cinco anos
com vencimentos mensais de como devo fazer a provisão .
também fiz a provisão da folha mensal e devidos pagamentos tudo esta em dias
Muito obrigada.

Evania Martins

Evania Martins

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2017 | 10:12

Por nada!

O que for aparecendo de novo que seja referente ao ano anterior (algo inesperado) ai você vai lançando conforme for aparecendo.

Mas já começou muito bem.

Quanto a Provisão da locação do estabelecimento renovado para 5 anos.

Vamos lá tudo depende... Depende se ele pagou os 5 anos adiantado, se vai pagar mensalmente, ou anualmente.

A Provisão de aluguel, seguro, assinaturas e etc.. fica como despesa antecipada (no ativo) caso pago antes.

Ou se quiser ter o controle põe em despesas a apropriar no ativo

D - Despesas a apropriar (seguro, ou locação ou Assinaturas e etc...) Ativo
C - Aluguel (ou seguro ou assinaturas) a pagar (Passivo)

Valor total do contrato.

A medida que for pagando :

D - Aluguel a pagar
C - Banco

E a medida que os meses de competência do contrato passam, você tem que reconhecer como despesa do mês:

D - Despesa com Aluguel
C - Despesa a apropriar Aluguel (Ativo).

Você pode lançar os 5 anos, ou 12 meses ou simplesmente lançar mensal já direto na despesa.

A Título de controle e ciência de que há um contrato de 5 anos algumas empresas lançam em despesas a apropriar no ativo (a título de controle).

Boa sorte e espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.