x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 331

Empresa demitiu funcionário com vales em maior valor do que

Victor Mota

Victor Mota

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 10:42

Um cliente do escritório demitiu uma funcionária, porém a mesma tirou vales num valor maior até do que o seu próprio salário, nesse caso a rescisão da mesma sai zerada automaticamente pelo sistema, porém o empregador quer que ela pague o valor de diferença, isso é possível?

Obrigado

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 10:50

Bom Dia,
Se a rescisão saiu zerada, não tem como vocês receber esse valor do funcionário que ficou negativo, a legislação orienta que faça adiantamento para funcionario 40% do valor do salario justamente para não correr risco de acontecer isso.
art 462 da clt

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2017 | 10:53

Empresa calculou a rescisão de um funcionário e o saldo foi negativo, podemos solicitar que o funcionário devolva o valor a empresa?

Quando a rescisão der saldo negativo deverá ser zerada. Lembramos que, de acordo com o art. 477, § 5º da CLT, qualquer compensação no pagamento da rescisão contratual não poderá exceder o equivalente a um mês de remuneração.

O Sindicato poderá recusar homologação, pois, a doutrina e a jurisprudência entendem que a rescisão poderá ser no máximo zerada, jamais negativa, pois o empregado presta serviços pelos quais deve ser remunerado e não pagar por ele.

Diante do exposto, entende-se que a rescisão não deverá ter valor negativo e para tanto,diminui-se o valor do desconto do aviso prévio até se chegar a valor zerado. Justificam os doutrinadores, que no direito do trabalho o salário tem natureza alimentar e, que não existe rescisão negativa, visto que o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) não tem a natureza de um título de crédito passível de execução extrajudicial, podendo a empresa, descontar até o limite do valor da rescisão.

Eventuais compensações (quando o trabalhador é credor e devedor simultaneamente) poderão ser descontadas no ato da quitação, contudo limitado ao valor de seu salário, nos termos do artigo 477 § 5º, mesmo que haja previsão expressa no contrato de descontos em caso de geração de dívidas ou prejuízos pelo empregado, no ato da rescisão (quitação), ainda assim o limite para o desconto será de 1 salário do empregado.

O excedente ao valor de um salário, poderá ser cobrado na justiça comum, vez que o acesso ao judiciário é facultado a todos os interessados ( art. 5º, XXXV da CF/88), contudo, face ao princípio da proteção salarial , além do disposto no artigo 2º da CLT, onde reza que o risco da atividade econômica (inclusive prejuízos) deverá ser suportado pelo empregador, as possibilidades de êxito na demanda judicial não são muito animadores.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.