x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 659

Demissão por justa causa - Zeraram meu FGTS

Artur Pereira.

Artur Pereira.

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Comercial
há 7 anos Segunda-Feira | 20 fevereiro 2017 | 19:20

Boa tarde,

Fui demitido por justa causa, possuía mais de 20 mil no meu FGTS, porém quando acesso meu extrato no sistema da caixa aparece uma valor de 400,00 referente a empresa onde trabalhava. A empresa pode zerar meu FGTS por conta da justa causa?
E ainda a mesma empresa não realizou a homologação do contrato, onde fiquei sabendo que mesmo sendo demitido por justa causa teria direito a alguns valores como ferias, a empresa pode se recusar a fazer a homologação por ter sido justa causa?


Muito obrigado.


Leandro Ribeiro de Andria
Articulista

Leandro Ribeiro de Andria

Articulista , Consultor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 fevereiro 2017 | 19:47

Boa Noite Artur,

Acredito que a empresa não zerou sua conta, até porque isso seria impossível, visto que é um direito seu. Verifique se a empresa realmente fez os depósitos.

Quanto a homologação o prazo para a mesma é de:


Até o 10º dia a contar da notificação da rescisão do contrato por justa causa;


O empregado demitido por justa causa tem direito apenas a:
saldo de salários;

férias vencidas, com acréscimo de 1/3 constitucional;

salário-família (quando for o caso); e

depósito do FGTS do mês da rescisão.

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.