x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 803

Contribuição sindical descontada em folha versus GRCSU

Anna Santos

Anna Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Trainee
há 7 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2017 | 13:13

Boa tarde,

Sou trainee em uma firma de auditoria. Tenho registro de técnico em contabilidade, e estou cursando o bacharelado em Ciências Contábeis para obter o registro de contador.

Ano passado, a empresa descontou em folha o valor de um dia de trabalho referente à contribuição sindical.

Agora, no começo do ano, recebi, do sindicato de contabilistas, a guia GRCSU, no valor de R$ 190,00, com vencimento para o dia 28/02/17.

Ambas as contribuições são devidas anualmente?

Obrigada pela ajuda.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 27 fevereiro 2017 | 13:54

Anna, boa tarde.
Nesse caso, e só você apresentar essa guia (que recebeu) recolhida junto ao rh da empresa e essa não irá descontar, mas verifique na empresa qual o prazo que tem para entregar.
Lembrando que essa guia que recebeu o prazo se encerra amanhã.


...Art. 585- CLT. Os profissionais liberais poderão optar pelo pagamento do imposto sindical unicamente aos sindicatos das respectivas profissões.
Parágrafo único. Nessa hipótese, à vista da manifestação do contribuinte e da exibição da prova de quitação do imposto, dada por sindicato de profissionais liberais, o empregador deixará de efetuar, no salário do contribuinte, o desconto a que se refere o art. 582.
Art. 585. Os profissionais liberais poderão optar pelo pagamento da contribuição sindical unicamente à entidade sindical representativa da respectiva profissão, desde que a exerça, efetivamente, na firma ou empresa e como tal sejam nelas registrados. (Redação dada pela Lei nº 6.386, de 9.12.1976) (Vide Lei nº 11.648, de 2008)