Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.138

Diferença entre compra e incorporação

juliana marcelino

Juliana Marcelino

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 09:58

Olá

estou com uma duvida tenho a empresa A e a empresa B, porém a empresa A ela quer comprar a totalidade da empresa B, assim sendo gostaria de saber se isso torna-se um incorporação? ou é mesmo uma compra?

Se for considerado uma compra de empresa, como eu contabilizo essa compra? eu junto Capital social A com capital social B e lucro A e Lucro B?

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 13:57

Essa situação precisa ser analisada e definida corretamente.

"A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações (artigo 227 da Lei 6.404/1976). Na incorporação a sociedade incorporada deixa de existir, mas a empresa incorporadora continuará com a sua personalidade jurídica."


Caso houver a incorporação levanta-se o balanço patrimonial da sociedade incorporada 30 dias antes da transação e apura-se os bens, direitos e obrigações.

Após esse levantamento verifica-se na transação houve ágio (ganho por expectativa de rentabilidade futura) e em seguida procede-se com os lançamentos contábeis referente a incorporação.


Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.