Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 2.234

retorno com icms-st

ALINE FERNANDA

Aline Fernanda

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 09:40

Gentem, bom dia!!!
Por favor, alguém veja se pode me ajudar:
Recebi uma NF de remessa em garantia e o fornecedor que é uma montadora de veículo destacou o icms-st no campo próprio - valor do icms substituição. Como sou uma concessionária que revende, não tomo o crédito do icms-st. Mas na hora de emitir a nota de retorno, vou destacar o icms-st também para poder anular os valores; mas o estado vai me cobrar o pagamento deste icms-st. E aí o que eu faço se não pude creditar este imposto?

Obrigada

aline

EDVALDO LUIZ BELLOZO

Edvaldo Luiz Bellozo

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 24 abril 2017 | 09:53

Aline, bom dia.
Desculpe por estar respondendo somente agora. Não me lembro de ter tido uma situação igual a esta, mas acredito que você poderia colocar o valor do icms-st no campo "despesas acessórias" - não sei se o fornecedor vai aceitar a Nf de retorno deste jeito, mas creio que seja uma forma de você não recolher e perder este imposto.

Se mais alguém do grupo tiver outra alternativa e puder ajudar, creio que a Aline agradece, não é mesmo/

Abraços.
Edvaldo

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 24 abril 2017 | 11:20

Bom dia Aline,

De fato na sua GIA/ICMS no quadro ICMS ST haverá o débito frente à emissão desta NFe, porém como não houve compensação pela entrada, sugiro a leitura dos artigos 269 a 271 do RICMS/SP para reaver o mesmo.

Edvaldo,

Creio que esta hipótese não seria cabível, pois se agregado ao campo "despesa acessória" este fará composição à base de cálculo do ICMS próprio conforme dispõe a alínea "a" do § 1º do artigo 13 da Lei Complementar n° 87/96.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 24 abril 2017 | 13:42

Oi Aline/Edvaldo,

Imagina, espero apenas ter contribuído.

Bom trabalho a vocês também.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.