Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 250

Ágio- Dúvida a cerca da extinção

Paulo Herique Valladares de Andrade Minto

Paulo Herique Valladares de Andrade Minto

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 4 maio 2017 | 15:57

Olá amigos, tudo certo?
Estou escrevendo um artigo empresarial, mais especificamente na incorporação entre duas pessoas jurídicas com fins lucrativos. O problema é que não estou conseguindo encontrar de forma direta alguma fonte para sanar minha pergunta com embasamento teórico.
O que eu gostaria de saber é a respeito do ágio: Vamos supor que a empresa A compre 50% da empresa B (com ágio). No caso da empresa A não se satisfazer com o desempenho de B, que não corresponde as expectativas e projeções, e optar pela extinção da relação, o que acontece com o ágio disponível para A, ele se extingue, extinguindo o direito de abatimento ou se mantêm como direito adquirido?
Se for diferente em cada caso, como seria, por exemplo: Na falência de B; no devolvimento da metade de B; Na desintegração de B.

Espero ter sido claro nos termos contábeis, pois não tenho muita familiaridade com eles.
Muitíssimo obrigado, estou tentando fazer o artigo da forma mais clara possível!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.