Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 23

acessos 20.533

NF-e Cancelada

LUIZ LUCAS

Luiz Lucas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 09:06

Bom dia.
segue
23. Como serão solucionados os casos de erros cometidos na emissão de NF-e (há previsão de NF-e complementar)? E erros mais simples como nome do cliente, erro no endereço, erro no CFOP - como alterar o dado que ficou registrado na base da SEFAZ?
Com relação à Carta de Correção, vide a questão 22.
Uma NF-e autorizada pela SEFAZ não pode ser mais modificada, mesmo que seja para correção de erros de preenchimento. Ressalte-se que a NF-e tem existência própria e a autorização de uso da NF-e está vinculada ao documento eletrônico original, de modo que qualquer alteração de conteúdo irá invalidar a assinatura digital do referido documento e a respectiva autorização de uso.
Importante destacar, entretanto, que se os erros forem detectados pelo emitente antes da circulação da mercadoria, a NF-e poderá ser cancelada e ser então emitida uma Nota Eletrônica com as correções necessárias.
Há ainda a possibilidade de emissão de NF-e complementar nas situações previstas na legislação. As hipóteses de emissão de NF complementar são:
I - no reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor original da operação ou prestação;
II - na exportação, se o valor resultante do contrato de câmbio acarretar acréscimo ao valor da operação constante na Nota Fiscal;
III - na regularização em virtude de diferença no preço, em operação ou prestação, ou na quantidade de mercadoria, quando efetuada no período de apuração do imposto em que tiver sido emitido o documento fiscal original;
IV - para lançamento do imposto, não efetuado em época própria, em virtude de erro de cálculo ou de classificação fiscal, ou outro, quando a regularização ocorrer no período de apuração do imposto em que tiver sido emitido o documento fiscal original;
V - na data do encerramento das atividades do estabelecimento, relativamente à mercadoria existente como estoque final;
VI - em caso de diferença apurada no estoque de selos especiais de controle fornecidos ao usuário pelas repartições do fisco federal ou estadual para aplicação em seus produtos, desde que a emissão seja efetuada antes de qualquer procedimento do

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 16:09

João, a NF-e pode ser cancelada no prazo de no máximo 5 dias uteis, após este prazo, realmente o sistema não permite o seu cancelamento.
O que você pode fazer é emitir uma nota fiscal de devolução total e pedir para eles emitirem outra nota fiscal de saída com o CFOP correto.
Ou então você fazer a entrada na sua escrita fiscal com o CFOP correto e emitir uma Carta de Correção sua para a empresa corrigindo o CFOP, onde eles irão registrar na Escrita Fiscal daquela empresa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Aldemir Pereira

Aldemir Pereira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 18 maio 2010 | 12:25

Pessoal !!
Estou com a seguinte situação ! Emiti uma nfe para meu cliente, porém, cinco dias depois ele percebeu que a nota estava com os dados do destinatário incorreto. Por ex. CNPJ, Insc. Estadual...
Pergunto qual o procedimento para esse caso, ja que ele consumiu a mercadoria?
Grato a todos.
Aldemir Pereira

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 13:37

Pessoal,
espero que alguém possa me ajudar...

O caso é o seguinte, foi emitida nota fiscal eletrônica normal e houve o cancelamento feito corretamente.
No entanto, quando entra no site para consultar as nfe canceladas constam como que não tivessem sido conceladas, ou seja, constam como emitidas.

Como faço para que constem canceladas?

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 10:31

Olá, Bom Dia Jenny!
Não sei se você está utilizando o sistema de emissão da NFe do Governo ou de terceiros, + faça o seguinte:
Veja no Site: https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/ (Lado direito tem a parte de consulta a NFe . Obs: com Validade Juridica ou em ambiente de teste), dê uma olhada, pois no Site da nota fiscal eletrônica demora algumas horas para fazerem a atualização do sistema, se no do Estado estiver ok, não há do que se preocupar.
2º passo - Se for programa do Governo, veja no menu (Arquivo/Gerenciar), qual a mensagem de retorno da nota cancelada), pois pode o prazo já ter expirado, se for programa de terceiros verificar com a assistência como ver o detalhe do retorno ao sefaz.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

ROGERIO FRANCO DE MORAES

Rogerio Franco de Moraes

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 16:19

Boa Tarde Marcia Gisele!!

Acredito que para você resolver essa questão, a melhor maneira é a própria empresa emitir uma nf de devolução para poder " matar" aquela primeira nf de saida, e dar entrada novamente no saldo e estoque se for o caso.
Isso é, se já passou o prazo para cancelamento, que de acordo a Legislação Estadual é de 168 horas, ou seja, 7 dias.

Rogério Franco

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Albert Einstein


Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 10:09

Bom dia!Emerson Rabelati

Cancelei algumas notas, e no site do Estado na sefaz esta ok, tem o protoclo de nfe cancelada, mas no portal da nota fiscal eletrônica (nacional) consta como emitida ainda...seria o caso de atualização? pois as notas foram canceladas em 19/05/2010??será?..como devo proceder para regularizar??

Obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 10:30

Olá, Bom Dia!
Sim... Neste caso é problemas de atualização do sistema do SEFAZ Nacional, devido a alterações do layout ocorrido no mês de abril, as tags 100 p/ emitidas e 101 p/ canceladas se não constavam nos arquivos estão dando problemas, tem como vc me passar o XML da NFe no e-mail: @Oculto, pois posso dar uma olhada no arquivo se possui as TAGS. e posso ver alguma posição no SITE.

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 10:38

Tita
Devido a política do SITE, não tenho certeza se pode ou não mandar coisas por e-mail, pode me passar somente o numero da chave da NFe (Danfe) para eu consultar por aqui. GRATO

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 31 maio 2010 | 15:55

oi,
Na verdade eu não tenho acesso aos arquivos xml, mas vou falar om a menina do fiscal pra ela me mandar e te envio...pois estou preocupada com isso..Pois desde o começo deste mês todas as notas que são canceladas no portal todas constam como emitidas. só pra saber tem alguma coisa que eu possa fazer pra resolver isso?
obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 08:48

Olá, Bom Dia Tita!
É estranho, pois a atualização do sistema entre Sefaz local e o Nacional seria no máximo de 2 horas, assim que conseguir me passe para eu dar uma olhada e em último caso terá que procurar o posto fiscal de sua jurisdição.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 2 junho 2010 | 08:34

Olá, Bom Dia Jenny!
Sim... Você está com o mesmo problema da Tita, consta no Site do Sefaz local como cancelada, porém no Sefaz Nacional ainda não mudaram o sistema, estranho é que o correto seria no máximo 2 horas para essa atualização, também estou com problemas com notas inutilizadas, agora elas não constão mais como inutilizadas no sistema do Sefaz, + estou consultando estes casos e assim que obtiver uma resposta concreta passo para vocês, até+

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sábado | 12 junho 2010 | 08:29

Bom Dia Tita e Jenny!
Resposta do Atendimento do Fale conosco do Sefaz Minas:


Podem ocorrer, eventualmente, problemas técnicos que adiem a transmissão da SEFAZ/MG para o ambiente nacional, de modo que a NF-e não conste imediatamente no ambiente nacional com a situação idêntica à da SEFAZ de origem.

Identificamos que está havendo um problema de sincronismo entre o ambiente nacional e o sistema da NFE da SEF/MG, em virtude disto algumas notas não constam no ambiente nacional atualizadas.

Nosso setor responsável já está trabalhando com o objetivo de atualizar todas as notas autorizadas por MG na base nacional. Contudo, devido ao grande volume de notas, não podemos precisar quando esta atualização estará concluída.

Neste caso melhor procurarem a Receita Federal de suas Jurísdições com os Documentos impressos para eles verificarem qual procedimento a tomar.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 13:30

Olá!

Obrigada Emerson pelo empenho em me ajudar,,valeu!

Olha tb enviei um email para o fale conoco da sefaz SP veja:

***********
Prezado(a) Sr(a).,

Se está se referindo a consulta no Portal Nacional, aparentemente trata-se de algum problema na base de dados da Receita Federal do Brasil.
Sugerimos que entre em contato com a Receita Federal do Brasil sobre o problema.

Att.,
Equipe NF-e


Atenciosamente,

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
*****************

Então liguei no telefone que encontrei no site, http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/
0800 9782338 Central de atendimento NFe, e a resposta que tive foi que se esta cancelada na sefaz do estado não há o que se preocupar.

bom, vamos ver o que dá!!!

abçs.

Obrigada
Tita

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 14 junho 2010 | 13:34

Que bom confrontar estas respostas do Fale conosco do Sefaz, pois aí podemos ficar menos preocupados.
Tenha uma Boa Tarde!
Até+

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Moraes_Contabilidade

Moraes_contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 março 2011 | 16:08

Boa Tarde, quando uma nota fiscal é cancelada tem algum comprovante alem do xml ? As notas canceladas aqui não tem a opção de imprimir danfe é assim mesmo ?
Eu queria um comprovante de papel para poder arquivar!

Obrigados a todos !

"Pessoas não são o ativo mais importante de uma empresa. As pessoas certas é que são."
Jim Collins
Ednelson José Mazzetto

Ednelson José Mazzetto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 10 março 2011 | 17:05

Vinicius,

lá no portal da nfe - https://www.nfe.fazenda.gov.br, no campo de consultas notas, você digita a sequência da chave de acesso e sai a informação para impressão da autorização e posterior cancelamento .

Consultas / Resumo da NFe / chave de acesso


obs. no caso do meu sistema ele emite um xml para arquivo do cancelamento, agora o que você utiliza, já não sei dizer se também sai.


Att..

Mazzetto

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 10 março 2011 | 17:06

Boa Tarde Vinicius!
Isso depende de cada sistema, no que recebo de meus clientes a danfe vem com a menção cancelada, tente com o xml de sua nota cancelada gerar a danfe no Site: https://www.webdanfe.com.br
Nele também pelo XML ou Chave gera a Danfe com a devida menção.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Moraes_Contabilidade

Moraes_contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 março 2011 | 09:11

Emerson Rabelati e Ednelson José Mazzetto muito Obrigado pela resposta, atenção e o tempo foi muito util a resposta de voces dois.

Muito Obrigado !

"Pessoas não são o ativo mais importante de uma empresa. As pessoas certas é que são."
Jim Collins
Moraes_Contabilidade

Moraes_contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 09:36

Bom dia, emiti umas notas com a base de calculo errado e ja passou do prazo de cancelamento, eu queria saber o que posso fazer agora para cancelar essa notas, anular desabilitar elas pois com a base de calculo aumentada, o imposto tambem aumentou.

E agora ?

"Pessoas não são o ativo mais importante de uma empresa. As pessoas certas é que são."
Jim Collins

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.