x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 465

Especie afastamento

Luciana

Luciana

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 16:15

Boa tarde,

Estou com um funcionário que sofreu um acidente machucou o punho e ficou de atestado do dia 01 ao dia 15/06 foi emitido CAT e tudo, no dia 20/06 o funcionário retornou com um laudo medico informando que ele iria precisar de 60 dias pois estava fazendo tratamento no punho....afastei o funcionário por acidente ele passou pela pericia no dia 29/06 a folha foi fechada assim como o sefip porem posteriormente ao emitir o resultado da decisão do INSS a espécie estava como 31 !!!!


Não sei o que fazer, tenho que retroagir a data e retificar meu sefip de junho?
Se sim, como faço isso??

Ou devo informar o inicio do afastamento pela previdência a partir de julho, após a descisão do inss?


Alguém pode me ajudar??

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 16:52

Luciana

O funcionário levou a CAT no dia da pericia?

Aqui já aconteceu um caso assim e foi pq ele não levou a CAT no dia da perícia....depois teve que voltar lá para protocolar a CAT e tudo se acertou.

O importante é a empresa fazer o procedimento correto: se sabe que foi acidente, informe o afastamento como acidente, recolha o FGTS e respeite a estabilidade.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Luciana

Luciana

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 17:02

Foi verificado, ele levou a CAT no dia sim, o atendente da agencia da previdência informou que o medico pode ter "comido mosca"......posso com isso?
Mas que não tinha como dar mais informações pois era coisa do medico e o paciente la...

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 17:06

Luciana

Entendi....então verifique no INSS qual o procedimento para acertar isso.

O médico pode ter se confundido ao selecionar o código...acontece, o importante é acertar.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 17:29

Luciana

É como eu disse acima, se a empresa está ciente que foi um acidente de trabalho, emitiu CAT e tudo mais, porém, por um ERRO do INSS o código saiu errado, a empresa precisa se manter correta, entendo que vc não deve alterar na GFIP o código do afastamento.

Ou vc consegue um documento por escrito do INSS informando que o código (31) está correto (o que acho dificil, visto que o atendente disse que o médico "comeu mosca"), para ter respaldo para essa mudança na GFIP, ou mantém o código 91 que é o certo e busca acertar no INSS.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Bárbara Galdino Bomfim Silveira

Bárbara Galdino Bomfim Silveira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 26 junho 2018 | 08:37

Bom dia!!

Alguém poderia me dar um auxilio?

Temos um funcionária afastada por acidente de trabalho desde o inicio do ano, até então ela estava recebendo benefício certinho. A empresa nos informou ontem que em Maio ela teve nova perícia e suspenderam o benefício porque a funcionária não levou os laudos atualizados e informaram que ela deveria fazer o processo de novo... Esse novo processo é somente a marcação de nova perícia e levar os documentos atualizados?

Eles me deixaram em dúvida por questionar se devemos abrir nova CAT...

Obrigada.

Tudo posso Naquele que me Fortalece =)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.