Contábeis o portal da profissão contábil

18
Dec 2017
18:20

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


e-social

190respostas
13.036acessos
  

mostrando página 1 de 7
profissãoContador(a)
mensagens3.763
pontos28.148
membro desde21/02/2010
cidadeBelo Horizonte - MG
Postada:Quinta-Feira, 3 de agosto de 2017 às 08:56:46
Tópico Fixado por Vânia Zaniratto em 04/08/2017 09:28:37
prezados(as) comapnheiros(as).


A partir de 01/08/2017 foi liberada para as empresas em geral a versão de testes do e-Social.

Alguém já testou para ver as funcionalidades?

Poderíamos utilizar este espaço para discutirmos mais sobre este importante sistema.

Contador CRC MG 106412/O Perito CNPC 087 Corretor CRECI MG 033981
Pericias em Apuração de Haveres, Financeiras
Consultoria Tributária, societária
Avaliação de imóveis urbanos e rurais
Fusões, cisões e incorporações
http://www.prosperarecontabil.com.br

ver Anexos (3)

5 pessoas aprovaram essa mensagem.

Thais Cristina

Usuário Estrela de Prata

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens590
pontos3.495
membro desde09/04/2015
cidadeVila Velha - ES
Postada:Sexta-Feira, 4 de agosto de 2017 às 09:50:20
Pessoal boa tarde, talvez a pergunta não tem a ver com o topico mas é relacionado com o esocial.

Gostaria de saber se com o novo esocial caso o funcionário tenha alguma divergencia nas informações se será possível gravar e acertar depois ou só depois que acertar as informações junto a caixa e receita federal?

se for apos os registros estarem confirmados isso não influenciaria na admissão do memso?

Memento Mori.

ver Anexos (3)

3 pessoas aprovaram essa mensagem.

Andrea Lima de Oliveira

Usuário Novo

profissãoCoordenador(a) Recursos Humanos
mensagens7
pontos205
membro desde16/05/2013
cidadeItu - SP
Postada:Sexta-Feira, 4 de agosto de 2017 às 09:53:19
Bom dia

Uma duvida, uma vez colocada uma empresa para teste no ambiente do e-social, eu terei que obrigatoriamente enviar esta folha de pagamento todo mês ou posso apenas ir ajustando e fazendo em paralelo a minha atual em meu sistema normal e rodar no e-social como teste sem formalizar?
estou com medo deste ambiente de teste.....vai que ele oficialize minha folha e eu não consiga fazer os ajustes e ficar na obrigação do envio mensal da mesma.
Alguém pra me ajudar???

Grata!!!

ver Anexos (3)

3 pessoas aprovaram essa mensagem.

Luciano Candido

Usuário Estrela de Prata

profissãoAuxiliar Depto. Pessoal
mensagens501
pontos5.496
membro desde21/06/2006
cidadeMogi das Cruzes - SP
Postada:Sexta-Feira, 4 de agosto de 2017 às 10:11:44
Bom Dia,

Recebi o e-mail abaixo com Perguntas e Respostas sobre o eSocial.

Fonte:
Equipe Inter System RH
http://www.suporteesocial.com.br


"Por eSocial — publicado 23/06/2017 11h20, última modificação 25/07/2017 18h39

1. Há uma ordem necessária para envio dos lotes de eventos?
Sim. O primeiro evento a ser enviado deve sempre ser o S-1000 (Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público) e, em seguida, devem ser enviados os eventos de tabelas. Quanto a estes há uma especificidade: quando houver necessidade do envio de mais de um lote deste tipo de evento, eles não serão processados simultaneamente. O usuário deve aguardar a mensagem de sucesso do processamento do primeiro lote para, na sequência, enviar o próximo e, assim, sucessivamente.

Além disso, para todos os tipos de evento, deve sempre ser observada a ordem lógica para o seu envio, conforme regras estabelecidas no leiaute.

2. Como faço o cadastro de minha empresa de Tecnologia da Informação - TI para envio dos eventos do eSocial no ambiente de produção restrita?
Não é necessário cadastro prévio para envio dos eventos. Basta a empresa de TI seguir os procedimentos de envio descritos no Manual de Orientação do Desenvolvedor.

3. Cliquei no link exibido na tela do menu da produção restrita, mas o navegador exibe uma página e não consigo prosseguir para enviar os eventos. Como encontro a ferramenta de envio dos eventos para empresas?
O ambiente de produção restrita é um web service, ou seja, um ambiente de processamento que permite que as aplicações enviem e recebam dados por meio de arquivos XML (os eventos do eSocial). Não se trata de uma ferramenta com interface visual de navegação, nos moldes do eSocial Doméstico, mas um ambiente tecnológico destinado às aplicações desenvolvidas pelas empresas de TI - Tecnologia da Informação.

4. Tentei acessar o eSocial Doméstico usando o Certificado Digital da minha empresa (CNPJ) para enviar os eventos no ambiente de produção restrita, mas não foi possível. Como envio os eventos?
A aplicação do eSocial Doméstico destina-se exclusivamente aos empregadores domésticos pessoas físicas e não poderá ser usada para empresas enviarem seus eventos.

5. A plataforma eSocial possui alguma ambiente de contingência para suprir eventuais quedas do web service principal?
Será disponibilizado uma aplicação web de contingência para transmissão dos eventos, quando da entrada em produção do eSocial. Todavia, tal ferramenta não está disponível no ambiente de produção restrita. É importante ressaltar que problemas que impeçam o acesso do empregador ao web service não serão solucionados pelo sistema de contingência, uma vez que o sistema será destinado apenas a ajustes e consultas pontuais.

6. A Tabela 10 do eSocial (Lotação Tributária) traz o código 24 para Empregador Doméstico. Será possível enviar eventos de empregador doméstico no ambiente de produção restrita?
Não. Na produção restrita, somente serão recebidos eventos de empregador pessoa jurídica.

7. Foram disponibilizadas novas versões para os arquivos XSD e WSDL de transmissão de lotes para uso no ambiente de produção restrita?
Sim. Estão disponíveis na página Documentação Técnica, item "Pacote de Comunicação eSocial". Além disso, as versões dos esquemas XSD dos eventos propriamente ditos estão disponíveis segundo as respectivas versões, na mesma página, item "Leiautes e respectivos esquemas XSD".

8. Quando será liberado a consulta de qualificação cadastral em lote?
A consulta em lote está disponível para as empresas no endereço https://esociallote.dataprev.gov.br/. Para a consulta em lote, será obrigatório o acesso com Certificado Digital, realizada por meio de envio de arquivo padronizado, conforme leiaute do sistema. É indicado no caso de consulta de grande quantidade de trabalhadores.

9. Na consulta de qualificação cadastral em lote ocorreu um dos seguinte erros: arquivo não retornou, não existem arquivos processados, erro 404, divergência de informações de retorno entre consulta individual online e consulta em lote, erro geral do sistema, erro de acesso ao download do arquivo. O que fazer?
No período de 20/06/2017 a 02/07/2017, ocorreu uma instabilidade na aplicação de Qualificação Cadastral em lote. O problema foi solucionado e a aplicação tem se apresentado estável desde 03/07/2017. Desta forma, caso tenha realizado a consulta em lote no período da instabilidade, orientamos submeter novamente o arquivo para a Qualificação Cadastral em lote. Persistindo a inconsistência, deve ser registrada solicitação no suporte da Qualificação Cadastral para verificação do ocorrido.

10. Enviamos arquivos de qualificação cadastral em lote com retorno de inconsistências no cadastros dos empregados, no entanto ao efetuar a consulta de qualificação cadastral individual online, não apresenta inconsistência. Por que está ocorrendo divergência no retorno das duas modalidade de consulta?
Ver resposta à pergunta nº 8.

11. Atualizamos os dados do empregado na CAIXA. No entanto, a consulta de qualificação cadastral continua retornando a mesma pendência. O que fazer?
Deve ser registrada solicitação no suporte da Qualificação Cadastral informando os dados do empregado para verificação do ocorrido.

12. Qual o procedimento quando a documentação do funcionário está correta, mas a qualificação cadastral retorna a seguinte mensagem: "O número do CPF informado não consta no cadastro da CAIXA".
A empresa deverá acessar o Conectividade Social → NIS Empresa, informar os dados do empregado para pesquisa e inserir o número do CPF. Para mais informações, acessar a página da CAIXA: http://www.caixa.gov.br/cadastros/nis/paginas/default.aspx

13. Apesar de instalados todos os certificados requeridos pela RFB o eSocial retorna a mensagem de erro 403. Gostaria de informações de como acessar o ambiente de testes.
As orientações sobre utilização de certificação digital constam na seção "7.10. Certificação digital" do Manual de Orientação do Desenvolvedor. Além disso, vale lembrar que os certificados utilizados devem estar no prazo de validade.

14. Tentando a conexão com o webservice, o serviço retorna: “a solicitação falhou com status HTTP 400: Bad Request”. Por quê?
Acessos que retornam falhas de status HTTP 400 são por motivo de solicitação inválida. A solicitação não pôde ser entendida pelo servidor devido à sintaxe incorreta. O cliente não deve repetir a solicitação sem modificações. Deve ser utilizada exatamente a URL divulgada no portal do eSocial e no Manual de Orientação do Desenvolvedor.

15. Os links dos serviços de envio da página da produção restrita (https://spcdsrvv2431.spcddom0001.serpro/) não funcionam.
Realizada configuração no Web Service que corrigiu o problema.

16. Está gerando erro na comunicação com o host spcdsrvv2431.spcddom0001.serpro, na invocação do serviço.
Realizada configuração no Web Service que corrigiu o problema.

17. Qual deve ser o procedimento a ser adotado se a internet do cliente cai após o envio de um lote que foi validado ou não, mas antes de o webservice retornar o recibo?
Para confirmar o recebimento, o usuário poderá reenviar o lote. Se já havia sido recebido com sucesso, será retornada uma mensagem de erro, informando que há duplicidade de evento, acompanhada do recibo do(s) evento(s) do lote original.

18. Ao enviar o evento, o sistema está retornando codigo 301 Erro Servidor eSocial. Contate o administrador do sistema e informe o ticket do erro.
O usuário está gerando XML tanto de lote quanto de evento em desacordo com os XSD. Foi publicada nova versão da aplicação que retorna mensagem informando que os XML estão com falha de schema. Dessa forma, os próprios usuários poderão investigar os motivos das falhas.

19. Será necessário informar a senha do Certificado Digital a cada operação no Web Service?
A configuração para não ser necessário informar a senha do certificado deve ser realizada no ambiente do consumidor do Web Service.

20. Após a inclusão do esquema XSD do arquivo RetornoEvento-v1_1_1.xsd e tentar processar o recebimento, está apresentando erro. Verificando o esquema, a tag <hash> está referenciada com tamanho 40, porém o retorno está trazendo nesta tag a informação com 45 caracteres.
Foi publicada a versão 1.3.3 do Pacote de Comunicação do eSocial com a correção do tamanho da tag "hash", disponível na página de Documentação Técnica.

21. No manual de orientação do desenvolvedor é informado que o usuário deve instalar em seus servidores a cadeia de certificado do eSocial. Qual é a sequência certa de importação da cadeia?
A instalação das cadeias deve seguir a ordem que consta no endereço https://certificados.serpro.gov.br/serpro.../certificate-chain. A Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v5 deve ser instalada no repositório de AC raiz. A Autoridade Certificadora SERPRO v4 e Autoridade Certificadora do SERPRO Final v5 devem ser instaladas no repositório de AC intermediária.

22. Ao tentar enviar o arquivo, recebo resposta de erro na assinatura. Onde consigo o arquivo xmldsig-core-schema.xsd para validação da assinatura?
Resolvido com a publicação de nova versão do Pacote de Comunicação do eSocial incluindo o schema da assinatura.

23. Ao obter o WSDL dos links disponibilizados no manual do desenvolvedor e referenciá-los no projeto, recebo o seguinte erro: "The document was understood, but it could not be processed. - The WSDL document contains links that could not be resolved."
Realizada configuração no Web Service que corrigiu o problema.

24. Como fica a empresa que possui duas software house diferentes, sendo que o registro permite apenas um cadastro?
A empresa deverá informar a software house que gerou o arquivo xml.

25. As empresas devem fazer a carga das tabelas todos os meses, com a validade inicial e final na mesma competência? Ou seja, em 01/2018, envia-se uma carga com data inicial e final de todos os eventos de tabela e sucessivamente nas competências seguintes?
Não. As tabelas podem não ter data fim de validade, e valerão indefinidamente até que sofram alguma alteração. Também não é necessário encerrar a vigência da tabela, no caso de alteração. Basta informar o novo período de início de vigência. O encerramento da vigência anterior será presumido pelo sistema na competência anterior à da alteração.

26. Para as empresas desenvolvedoras de software qual o certificado digital que pode ser usado no ambiente de testes? Pode ser do tipo A1 e-CPF ou precisa ser o e-CNPJ?
Veja a orientação na seção “4.4. Padrão de certificado digital” do Manual de Orientação do Desenvolvedor.

27. Ao enviar um registro de admissão S-2100 ou S-2200, o eSocial produz um retorno de processamento com o seguinte erro: "101 - O tipo de evento informado não é aceito para este tipo de lote/serviço."
O usuário deverá atentar para o tipo do evento enviado pelo lote (eventos de tabela, eventos periódicos e eventos não periódicos). A indicação equivocada do tipo de evento na transmissão acarreta a sua rejeição.

28. Como fica a situação dos estagiários na qualificação cadastral? A qualificação cadastral individual não aceita consulta de trabalhador sem PIS.
Não será feita a qualificação cadastral para estagiários. O eSocial exige somente a validação do CPF.

29. Qual o procedimento que deve ser realizado quando a consulta de qualificação cadastral do empregado retornar a seguinte mensagem: “O número de NIS (NIT/PIS/PASEP) informado está inconsistente no Cadastro do INSS. ”.
O empregado deverá comparecer em uma Agência da Previdência Social, munido de documentos pessoais (RG, CTPS e CPF), e requerer a atualização dos seus dados cadastrais.

30. Qual o procedimento que deve ser realizado quando a consulta de qualificação cadastral do empregado retornar a seguinte mensagem: “A data de nascimento informada é diferente da existente ou não consta no Cadastro da CAIXA”.
A empresa deverá acessar o Conectividade Social &#8594; NIS Empresa, informar os dados do empregado para pesquisa e realizar a atualização da data de nascimento. Para mais informações, acessar a página da CAIXA: http://www.caixa.gov.br/cadastros/nis/paginas/default.aspx

31. Qual o procedimento que deve ser realizado quando a consulta de qualificação cadastral do empregado retornar a seguinte mensagem: “A data de nascimento informada é diferente da existente ou não consta no Cadastro do Banco do Brasil.”
O empregado deve comparecer a uma Agência do Banco do Brasil e solicitar a atualização dos dados cadastrais da sua inscrição PASEP.

32. Estamos fazendo a qualificação cadastral dos empregados e os erros comuns são os nomes dos funcionários na CAIXA e na RECEITA (CPF) . Na Receita Federal o nome por padrão não é abreviado, na CAIXA a recomendação no sistema é que nomes acima de 40 caracteres sejam abreviados, mantendo a primeira letra, e no eSocial o padrão é de 60 caracteres. Se abreviarmos o nome na CAIXA ficará diferente da Receita? Como vamos qualificar e padronizar este empregado, de forma que atenda a recomendação da Caixa/FGTS/PIS? Como fazer neste caso?
A qualificação cadastral da CAIXA já está preparada para aceitar nome com padrão de 60 caracteres. A empresa deverá acessar o Conectividade Social &#8594; NIS Empresa, informar os dados do empregado para pesquisa e realizar a atualização do nome do empregado. Para mais informações, acessar a página da CAIXA: http://www.caixa.gov.br/cadastros/nis/paginas/default.aspx

33. Haverá algum validador de informações, antes de transmitir as informações pelo eSocial?
As validações estruturais presentes no schema XSD podem ser aplicadas por qualquer editor de XML antes do envio para o eSocial. As validações internas do leiaute, inclusive a interdependência entre eventos, somente serão efetivadas após transmissão.

34. Somos uma operadora de plano de saúde (autogestão) e temos profissionais autônomos, com contratos ativos, médicos, fisioterapeutas, dentistas, etc. Esses profissionais não estão no sistema de folha como o empregados e nem todos os meses há faturamento por serviços prestados ao usuários do plano de saúde. Nesses casos os pagamentos são informados no eSocial ou na REINF?
Todo pagamento a pessoa física decorrente de prestação de serviço deve ser informado no eSocial. Há um grupo no evento S-1200 que permite a informação de remuneração para trabalhador cuja a categoria não está sujeita ao evento de admissão ou ao evento de início de TSVE.
Opcionalmente a empresa poderá realizar o cadastro destes trabalhadores por meio do evento S-2300, categoria TSVE - Contribuinte Individual, o que a desobrigaria do preenchimento do grupo de informações complementações a cada envio do S-1200."

Equipe Inter System RH
http://www.suporteesocial.com.br

Visite Guia eSocial em: http://guiaesocial.com.br/?xg_source=msg_mes_network


===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.

ver Anexos (3)

2 pessoas aprovaram esta mensagem.

Marcisiane Roberta Soares

Usuário Frequente

profissãoAnalista Pessoal
mensagens78
pontos789
membro desde29/12/2009
cidadePorto Alegre - RS
Postada:Segunda-Feira, 7 de agosto de 2017 às 11:49:36
Bom dia

Alguém pode me dar o caminho para o ambiente de testes?

Marcisiane Roberta Soares
[email protected]

ver Anexos (3)

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Thais Cristina

Usuário Estrela de Prata

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens590
pontos3.495
membro desde09/04/2015
cidadeVila Velha - ES
Postada:Segunda-Feira, 7 de agosto de 2017 às 14:17:40
Alguem me explica o que seria esta area de treinamento pois não estou tendo acesso e como faz para usar?

Memento Mori.

ver Anexos (3)

2 pessoas aprovaram esta mensagem.

Murilo

Usuário Estrela Nova

profissãoAssessor(a) Recursos Humanos
mensagens228
pontos1.447
membro desde14/01/2016
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 8 de agosto de 2017 às 17:25:24
Galera, como acesso o eSocial para testar as empresas?


Murilo.
Auxiliar de Escritório

ver Anexos (3)

Luisa

Usuário 2 Estrelas Douradas

profissão
mensagens1.924
pontos12.071
membro desde05/11/2015
cidade
Postada:Terça-Feira, 8 de agosto de 2017 às 17:31:51
Para fazer o teste, o software que usam para a parte de DP já tem que estar adequados para gerar os lotes.
Após isso, entrar nos sites abaixo:

URL para acesso aos Web Services do eSocial:
(Este acesso não tem interface visual - via navegadores. A empresa deverá utilizar sistema próprio de WS para transmissão dos eventos para as URL abaixo.)

URL do Web Service de envio de lotes:
https://webservices.producaorestrita.esocial.gov.br/servicos/empregador/enviarloteeventos/wsenviarloteeventos.svc

URL do Web Service de consulta de resultado de processamento de lotes:
https://webservices.producaorestrita.esocial.gov.br/servicos/empregador/consultarloteeventos/wsconsu



ver Anexos (3)

Thais Cristina

Usuário Estrela de Prata

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens590
pontos3.495
membro desde09/04/2015
cidadeVila Velha - ES
Postada:Quarta-Feira, 9 de agosto de 2017 às 08:19:00
Como vocÇEs est~~ao conseguindo acessar e se localizar com este formato?

Memento Mori.

ver Anexos (3)

Leonardo

Usuário Novo

profissãoAnalista Recursos Humanos
mensagens9
pontos58
membro desde16/01/2017
cidadeQuilombo - SC
Postada:Quarta-Feira, 9 de agosto de 2017 às 08:23:47
Bom dia,
O eSocial não disponibilizará ambiente de testes no formato web (com interface), como temos hoje no acesso do empregador doméstico. Para realização de testes, as empresas deverão utilizar sistemas próprios, que farão a comunicação com o eSocial via Web Service, conforme orientações para desenvolvedores na área de Produção Restrita. Isso quer dizer, que não conseguiremos testar o eSocial, como um site normal, mas sim somente o nosso sistema de folha de pagamento que fará isso, se estiver atualizado.

ver Anexos (3)

2 pessoas aprovaram esta mensagem.

Thais Cristina

Usuário Estrela de Prata

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens590
pontos3.495
membro desde09/04/2015
cidadeVila Velha - ES
Postada:Quarta-Feira, 9 de agosto de 2017 às 08:55:32
Mas ´´e possivel esperar ate o site ter interface pois desse jeito n~~ao estou conseguindo entender

Memento Mori.

ver Anexos (3)

Rogerio Pimenta Sanches

Usuário Novo

profissãoAnalista Pessoal
mensagens8
pontos231
membro desde28/03/2013
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 9 de agosto de 2017 às 09:04:13
Bom Dia,
tudo muito bonito, cheio de palavras técnicas, WebService, etc etc, mais na pratica mesmo não soube de ninguém que conseguiu ou esta conseguindo fazer tais testes.
Por enquanto tudo a mesma ladainha e de concreto mesmo nada.

ver Anexos (3)

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Sueli Mitikichuki Correia da Silva

Usuário Estrela Dourada

profissãoAdministrador(a) Empresas
mensagens1.115
pontos7.169
membro desde24/07/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 9 de agosto de 2017 às 09:10:45
Muitas águas vão rolar acho que temos que nos preocupar com a reforma trabalhista e não E-Social porque com a reformar que se dará a partir de nov/2017 o E-Social terá que sofrer ajustes novamente e duvido que em julho de 2018 ele comece a funcionar, essa ladainha vai longe ainda

Sueli M.Correia da Silva

ver Anexos (3)

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Thais Cristina

Usuário Estrela de Prata

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens590
pontos3.495
membro desde09/04/2015
cidadeVila Velha - ES
Postada:Quarta-Feira, 9 de agosto de 2017 às 09:14:09
Rogerio Pimenta Sanches concordo!
Ate agora ninguem conseguiu me informar como que utilizo isso, o jeito vai ser esperar ter uma interface para poder aprender a mexer. boa sorte a todos!

Memento Mori.

ver Anexos (3)

Luciano Candido

Usuário Estrela de Prata

profissãoAuxiliar Depto. Pessoal
mensagens501
pontos5.496
membro desde21/06/2006
cidadeMogi das Cruzes - SP
Postada:Quarta-Feira, 9 de agosto de 2017 às 11:03:08
Bom Dia,

Realmente quem está testando o eSocial "na prática" são as empresas desenvolvedoras de sistemas, ou seja, a empresa que fornece o seu programa de Folha de Pagamento, como por exemplo: Contmatic, Folhamatic, Cuca Fresca, Alterdata, Totvs, SoFolha etc, são elas que estão testando o eSocial devido ao WebService, sendo o seu programa de Folha de Pagamento se comunica diretamente com os servidores do eSocial e você não verá nada (só verá o retorno), o programa de Folha de Pagamento envia as informações para o eSocial e recebe o retorno, só isso! Nada de visual diferente e é assim que estão testando.
Lembrando que "Qualificação Cadastral" não é eSocial, é apenas uma ferramenta para corrigir informações divergentes do cadastro dos funcionários.
Alguns sistemas liberaram a função de Qualificação Cadastral e muitas pessoas estão pensando que isso já é o eSocial e não é não.
O que temos que fazer é entrar em contato com a empresa que nos fornece o programa da Folha de Pagamento e ver em qual andamento eles estão quanto aos testes do eSocial e ver quando eles vão disponibilizar para o público essas funcionalidades para que também nós meros mortais possamos também testar o eSocial na prática.
Temos que lembrar que existe também o EFD-REINF que vem junto com o eSocial e a turma do DP também terá que estudar isso, não é somente ficarmos preocupados com o eSocial, mas também os dois, a turma do Fiscal/Contábil terá que se comunicar perfeitamente com a turma do DP para que tudo flua muito bem, pois estes dois sistemas (eSocial e EFD REINF) irão conversar o tempo todo.

Uma sugestão sobre o que é a EFD Reinf, assistam este vídeo (não sei até quando vai ficar no ar, pois foi um evento ao vivo):
https://www.youtube.com/watch?v=tl7BIUIGEMQ&feature=em-lss
Fonte: Canal do Youtube da Zenaide Carvalho - "EFD-REINF - O que é, por onde começar a entender (visão geral)"

A parte visual do eSocial Grandão ninguém soube informar de fato como vai ser, mas com certeza vai existir, devido as empresas pequenas como MEIs por exemplo, mas imagino que será como aconteceu com a Nota Fiscai Eletrônica que possui um Emissor Gratuito de Nota Fiscal Eletrônica que o governo já até abriu mão e vai deixar de fornecer este software passando a responsabilidade para o Sebrae... rsrsrsr...

Informamos que o aplicativo Emissor de NF-e disponibilizado pelo fisco foi descontinuado em 04/08/2017.
Não é possível realizar download do aplicativo, entretanto os usuários que tiverem o aplicativo instalado em seus computadores poderão continuar utilizando-o até que novas atualizações das regras de validação da NF-e ou de ambiente (Java / Sistema operacional) impeçam o seu correto funcionamento.
Sendo assim, recomendamos que os usuários busquem outras soluções disponíveis no mercado ou o desenvolvimento próprio.

http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/

Abraços à todos.



===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.

ver Anexos (3)

3 pessoas aprovaram essa mensagem.

Luciano Candido

Usuário Estrela de Prata

profissãoAuxiliar Depto. Pessoal
mensagens501
pontos5.496
membro desde21/06/2006
cidadeMogi das Cruzes - SP
Postada:Quarta-Feira, 9 de agosto de 2017 às 11:03:24
Bom Dia,

Realmente quem está testando o eSocial "na prática" são as empresas desenvolvedoras de sistemas, ou seja, a empresa que fornece o seu programa de Folha de Pagamento, como por exemplo: Contmatic, Folhamatic, Cuca Fresca, Alterdata, Totvs, SoFolha etc, são elas que estão testando o eSocial devido ao WebService, sendo o seu programa de Folha de Pagamento se comunica diretamente com os servidores do eSocial e você não verá nada (só verá o retorno), o programa de Folha de Pagamento envia as informações para o eSocial e recebe o retorno, só isso! Nada de visual diferente e é assim que estão testando.
Lembrando que "Qualificação Cadastral" não é eSocial, é apenas uma ferramenta para corrigir informações divergentes do cadastro dos funcionários.
Alguns sistemas liberaram a função de Qualificação Cadastral e muitas pessoas estão pensando que isso já é o eSocial e não é não.
O que temos que fazer é entrar em contato com a empresa que nos fornece o programa da Folha de Pagamento e ver em qual andamento eles estão quanto aos testes do eSocial e ver quando eles vão disponibilizar para o público essas funcionalidades para que também nós meros mortais possamos também testar o eSocial na prática.
Temos que lembrar que existe também o EFD-REINF que vem junto com o eSocial e a turma do DP também terá que estudar isso, não é somente ficarmos preocupados com o eSocial, mas também os dois, a turma do Fiscal/Contábil terá que se comunicar perfeitamente com a turma do DP para que tudo flua muito bem, pois estes dois sistemas (eSocial e EFD REINF) irão conversar o tempo todo.

Uma sugestão sobre o que é a EFD Reinf, assistam este vídeo (não sei até quando vai ficar no ar, pois foi um evento ao vivo):
https://www.youtube.com/watch?v=tl7BIUIGEMQ&feature=em-lss
Fonte: Canal do Youtube da Zenaide Carvalho - "EFD-REINF - O que é, por onde começar a entender (visão geral)"

A parte visual do eSocial Grandão ninguém soube informar de fato como vai ser, mas com certeza vai existir, devido as empresas pequenas como MEIs por exemplo, mas imagino que será como aconteceu com a Nota Fiscai Eletrônica que possui um Emissor Gratuito de Nota Fiscal Eletrônica que o governo já até abriu mão e vai deixar de fornecer este software passando a responsabilidade para o Sebrae... rsrsrsr...

Informamos que o aplicativo Emissor de NF-e disponibilizado pelo fisco foi descontinuado em 04/08/2017.
Não é possível realizar download do aplicativo, entretanto os usuários que tiverem o aplicativo instalado em seus computadores poderão continuar utilizando-o até que novas atualizações das regras de validação da NF-e ou de ambiente (Java / Sistema operacional) impeçam o seu correto funcionamento.
Sendo assim, recomendamos que os usuários busquem outras soluções disponíveis no mercado ou o desenvolvimento próprio.

http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/

Abraços à todos.



===========================================
                    J E S U S     T E     A M A
 A comunicação começa com um sorriso.
           Deus é Jóia, o resto é bijuteria.

ver Anexos (3)

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Luisa

Usuário 2 Estrelas Douradas

profissão
mensagens1.924
pontos12.071
membro desde05/11/2015
cidade
Postada:Quarta-Feira, 9 de agosto de 2017 às 11:12:44
Mensagem Editada por Luisa em 09/08/2017 11:14:13
Thais Cristina, para conseguir utilizar o ambiente de teste, o seu sistema de folha já deverá estar atualizado para gerar os lotes.
O seu sistema já está atualizado?
Pois o meu ainda não, utilizo a Alterdata, e eles ainda não disponibilizaram a versão para testarmos.
Mas se o seu sistema já se encontra atualizado, é só gerar o lote que deseja testar, e transmitir através dos link abaixo:

URL do Web Service de envio de lotes:
https://webservices.producaorestrita.esocial.gov.br/servicos/empregador/enviarloteeventos/wsenviarloteeventos.svc

Para consultar o retorno é o link abaixo:

URL do Web Service de consulta de resultado de processamento de lotes:
https://webservices.producaorestrita.esocial.gov.br/servicos/empregador/consultarloteeventos/wsconsu



ver Anexos (3)

Sueli Mitikichuki Correia da Silva

Usuário Estrela Dourada

profissãoAdministrador(a) Empresas
mensagens1.115
pontos7.169
membro desde24/07/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 9 de agosto de 2017 às 12:24:03
Luciano Candido legal essa palestra do EFD REINF que é um braço do E Social

Sueli M.Correia da Silva

ver Anexos (3)

Julio Cesar

Usuário 5 Estrelas Novas

profissãoAnalista Pessoal
mensagens426
pontos2.841
membro desde22/07/2013
cidadeBetim - MG
Postada:Quinta-Feira, 10 de agosto de 2017 às 15:33:21
Boa Tarde, Pessoal!

Alguém que utiliza o Datasul HCm (Totvs) já tem alguma informação?

ver Anexos (3)

Jessyca

Usuário 5 Estrelas Douradas

profissãoAssistente Depto. Pessoal
mensagens3.321
pontos23.882
membro desde26/06/2015
cidadeFranca - SP
Postada:Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017 às 10:20:53
Bom dia,

Alguém que utiliza o sistema Prosoft que está fazendo o teste no e-social?

“...carpe diem, quam minimum credula postero"

ver Anexos (3)

Thais Cristina

Usuário Estrela de Prata

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens590
pontos3.495
membro desde09/04/2015
cidadeVila Velha - ES
Postada:Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017 às 11:05:09
Pessoal quanto a utilização e cadastros no esocial, será que quando um funcionário estiver com alguma informação pendente ou que difere dos documentos registrados tanto na CAIXA ou RECEITA FEDERAL, não será possível cadastrá-lo na empresa?
O Empregado só poderá se fichado quando estiver totalmente com documentação correta?


Pois temos muitos casos de funcionários que as vezes tem seus nomes alterados devido a casamento ou divórcios e muitas vezes esquecem de irem até esses órgãos e alterar.
Devido a isso o funcionário não poderá aderir a vaga de empresa enquanto não estiver regularizado? Essa informação é verdadeira?

Memento Mori.

ver Anexos (3)

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Fredson Lopes

Usuário Estrela Vermelha

profissãoGestor(a)
mensagens4.620
pontos26.195
membro desde10/06/2013
cidadeSalvador - BA
Postada:Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017 às 11:08:01
Mensagem Editada por Fredson Lopes em 11/08/2017 11:29:50
Um bom dia pessoal!

Para quem utiliza o sistema Domínio, esta funcionado a opção Realizar Qualificação cadastral; deve acessar a guia Utilitários, Qualificação Cadastral, Realizar Qualificação cadastral, e sucesso.

Nem precisa sair do sistema para realizar o processo, :)


Silva , se esta apresentado erro no cpf, faz o seguinte, consulte o cpf de quem esta com tal divergência para obter mais um resultado de consulta, clique aqui, se apresentar divergência é porque a pessoa precisa regularizar a situação.

Fredson Lopes
Analista em Recursos Humanos


''Quando um homem cava um poço muitas pessoas conseguem água''....Não retenha o conhecimento...

ver Anexos (3)

2 pessoas aprovaram esta mensagem.

Thais Cristina

Usuário Estrela de Prata

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens590
pontos3.495
membro desde09/04/2015
cidadeVila Velha - ES
Postada:Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017 às 11:29:13
Eu utilizo dominio e eles me informaram A previsão é para que em Outubro/2017 o sistema comece a exportar os dados para o eSocial.

No momento, nossa equipe de Desenvolvimento vem realizando implementações internas e criando menus ainda não visíveis para o cliente, com o intuito de liberação da rotina.

Seguimos a disposição.

Mas a sua colocação não entendi.. fazendo este procedimento como verificar o resultado?

Memento Mori.

ver Anexos (3)

Fredson Lopes

Usuário Estrela Vermelha

profissãoGestor(a)
mensagens4.620
pontos26.195
membro desde10/06/2013
cidadeSalvador - BA
Postada:Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017 às 11:34:16
Thais Cristina bom dia!

Ao realizar a qualificação cadastral no fim do processo é gerado um relatório com as inconsistências, ai você já pode se antecipar e solicitar aos trabalhadores identificados que regularizem tal situação.

Fredson Lopes
Analista em Recursos Humanos


''Quando um homem cava um poço muitas pessoas conseguem água''....Não retenha o conhecimento...

ver Anexos (3)

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Thais Cristina

Usuário Estrela de Prata

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens590
pontos3.495
membro desde09/04/2015
cidadeVila Velha - ES
Postada:Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017 às 13:06:58
volto a perguntar:

Pessoal quanto a utilização e cadastros no esocial, será que quando um funcionário estiver com alguma informação pendente ou que difere dos documentos registrados tanto na CAIXA ou RECEITA FEDERAL, não será possível cadastrá-lo na empresa?
O Empregado só poderá se fichado quando estiver totalmente com documentação correta?


Pois temos muitos casos de funcionários que as vezes tem seus nomes alterados devido a casamento ou divórcios e muitas vezes esquecem de irem até esses órgãos e alterar.
Devido a isso o funcionário não poderá aderir a vaga de empresa enquanto não estiver regularizado? Essa informação é verdadeira?

Memento Mori.

ver Anexos (3)

Jessyca

Usuário 5 Estrelas Douradas

profissãoAssistente Depto. Pessoal
mensagens3.321
pontos23.882
membro desde26/06/2015
cidadeFranca - SP
Postada:Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017 às 13:10:52
Thais Cristina,

Bem colocado, também gostaria de saber como fica esta situação!

“...carpe diem, quam minimum credula postero"

ver Anexos (3)

Fredson Lopes

Usuário Estrela Vermelha

profissãoGestor(a)
mensagens4.620
pontos26.195
membro desde10/06/2013
cidadeSalvador - BA
Postada:Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017 às 13:24:30
Thais Cristina / Jessyca,

O e-social vem com intuito também de colocar ordem na casa e não de privar contratações, até o dia de hoje podemos ver muitas irregularidades acontecer antes, durante e depois que um trabalhador esta prestando serviço na empresa, vejamos algumas irregularidades;

Falta de registro,
Falta de exame admissional,
Falta de cadastramento no NIS/PIS,
Falta de envio do caged x seguro desemprego indevido,
Dados cadastrais incompletos etc..........

Com o e-social as empresas precisam ter um planejamento antes de efetivar um empregado, caso o trabalhador comesse a trabalhar e esteja com irregularidades a empresa pode ser punida.

Fredson Lopes
Analista em Recursos Humanos


''Quando um homem cava um poço muitas pessoas conseguem água''....Não retenha o conhecimento...

ver Anexos (3)

Jessyca

Usuário 5 Estrelas Douradas

profissãoAssistente Depto. Pessoal
mensagens3.321
pontos23.882
membro desde26/06/2015
cidadeFranca - SP
Postada:Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017 às 13:28:38
Fredson,

Então a questão é essa, como a empresa vai saber se o funcionário tem divergência cadastral antes de ser feita a admissão?

“...carpe diem, quam minimum credula postero"

ver Anexos (3)

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Fredson Lopes

Usuário Estrela Vermelha

profissãoGestor(a)
mensagens4.620
pontos26.195
membro desde10/06/2013
cidadeSalvador - BA
Postada:Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017 às 13:35:00
Jessyca,

Antes de efetivar um trabalhador a empresa solicita na entrevista que preencha uma ficha com os dados do candidato, em seguida a empresa fará consulta deste trabalhador, encontrando alguma divergência já entra em contato com a pessoa e já informa que tem que regularizar os dados apresentados com divergências, apos apresentação dos a empresa fará nova consulta, estando tudo correto passa para próxima faze, exame, documentação, etc...

Fredson Lopes
Analista em Recursos Humanos


''Quando um homem cava um poço muitas pessoas conseguem água''....Não retenha o conhecimento...

ver Anexos (3)

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Jessyca

Usuário 5 Estrelas Douradas

profissãoAssistente Depto. Pessoal
mensagens3.321
pontos23.882
membro desde26/06/2015
cidadeFranca - SP
Postada:Sexta-Feira, 11 de agosto de 2017 às 15:00:30
Que bom, se fosse assim tão fácil!

Mais a alternativa é essa mesmo!

“...carpe diem, quam minimum credula postero"

ver Anexos (3)


mostrando página 1 de 7

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

Certificado Digital certificados digitais com preços promocionais para contadores

desconto de 15% em certificados digitais e pague no boleto ou parcele sem juros no cartão.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César