Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.346

Contabilização de Parcelamento Especial

Kátia Regina dos Santos Citro de Godoy

Kátia Regina dos Santos Citro de Godoy

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 13:43


Boa tarde,

Queria tirar uma duvida quanto a contabilização do parcelamento PERT/2017.

Eu sei que a antecipação sera contabilizada no Ativo , para depois quando da consolidação efetuar a transferência para o passivo.

Como fiz a opção pelo parcelamento agora em 08/2017, somente quando consolidar é que vou apropriar os juros e multa e efetuar os descontos ?

Atualizo o passivo mensalmente, pois a empresa é Lucro Real, então os débitos já estão atualizados, mais como desistimos de parcelamentos anteriores, tem juros trazidos a valor presente, quando contabilizo esse juros ? somente na consolidação ?

Pois sei que a redução de juros e multas que tive com esse parcelamento eu devo adicionar no Lalur.

Alguém poderia me ajudar.

Att,

Katia Citro

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 13:09

Ola Kátia
Como fiz a opção pelo parcelamento agora em 08/2017, somente quando consolidar é que vou apropriar os juros e multa e efetuar os descontos ?
Correto!!! Após o deferimento do pedido de parcelamento voce deve registrar na contabilidade.

Atualizo o passivo mensalmente, pois a empresa é Lucro Real, então os débitos já estão atualizados, mais como desistimos de parcelamentos anteriores, tem juros trazidos a valor presente, quando contabilizo esse juros ? somente na consolidação ?

Deve ser lançado o valor total do parcelamento na contabilidade, deve ser o mesmo raciocino da explicação do link abaixo


https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/227929/contabilizar-parcelamento-de-icms/

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.