Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 7.389

Codigo de Movimentação FGTS

Analucia

Analucia

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 15:09

Boa tarde!

Alguém sabe informar o que é o codigo de movimentação U4 no extrato do FGTS?
Só localizei os U1, U2 e U3.
A funcionária foi aposentada em 2010 e só agora resolveu sacar o FGTS.
Ela continua trabalhando na empresa.
Na agencia da Caixa Econômica informaram à propria funcionária, que ela não poderá sacar... pois esta afastada do trabalho.

Att.

Analucia

SUELI MITIKICHUKI CORREIA DA SILVA

Sueli Mitikichuki Correia da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 15:44

Analucia basta ela levar o documento do INSS comprovando que ela é aposentada e eles farão o saque FGTS para ela peça para ela ir a outra agência da Caixa porque alguns funcionários não gostam de atender as pessoas e falam asneiras como foi no caso dela, ela aposentada pode sacar sim o FGTS

Sueli M.Correia da Silva
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 16:49

Analucia, complementando a resposta da nossa colega Sueli, realmente aposentados podem sacar seu FGTS mensalmente, DESDE QUE continuem no mesmo emprego e sob o mesmo contrato de trabalho que vigorava no momento da concessão do benefício.

Caso esse item não seja atendido, então ele só poderá retirar o benefício quando romper totalmente com o vínculo empregatício, ou seja, da forma "tradicional".

Fonte: Circular CEF 404/2007

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 19:31

Boa pergunta Analucia.

Inclusive, perdão por não me atentar de que essa era sua principal dúvida. Ficamos envolvidos com o saque do FGTS que não me atentei a isso.

Pois bem, eu desconheço esse código de movimentação. Inclusive não encontrei ele em lugar algum, em nenhuma tabela. Só achei os que provavelmente você já viu também:

U1 - Aposentadoria sem continuidade de vinculo
U2 - Aposentadoria com continuidade de vinculo
U3 - Aposentadoria por invalidez

Teve um post aqui no fórum que também não obteve muitas informações, mas dê uma olhada, quem sabe lhe ajuda em algo.

https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/185477/codigo-de-movimentacao-do-fgts-u4/

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Analucia

Analucia

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 17:38

Obrigada Yuri, hoje ela retornou na agencia caixa e foi atendida por outra funcionaria que constatou que a data do afastamento era o mesmo de quando saiu a aposentadoria, sendo que já liberou o saque para o FGTS. Quanto ao codigo de afastamento U4 ainda não sei. Pode ser que agora ela sacando o FGTS , volte ao normal. Vou aguardas uns 30 dias e solicitar um novo extrato.

Obrigada pela atenção.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 21:44

Prezados, Boa Noite!

movimento u4 o funcionário ja esta aposentado por tempo de serviço e o valor depositado do FGTS já esta liberado, tenho uma funcionaria que se aposentou por tempo de serviço e todo mes quando o valor depositado e caido na conta automaticamente ja e liberado.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 08:30

Analucia, disponha.

Que bom que teve uma solução parcial para seu problema. Infelizmente, em relação ao código, ainda resta a dúvida.



Daniel Albuquerque, bom dia.

Sobre a liberação, nós sabemos. A questão é que o código U4 não aparece nas tabelas da SEFIP, não tem uma descrição determinada, igual eu mostrei no post anterior:

U1 - Aposentadoria sem continuidade de vinculo
U2 - Aposentadoria com continuidade de vinculo
U3 - Aposentadoria por invalidez


Você sabe de algum lugar que apresenta este código?

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 15:05

Yuri Aquino,


Na sefip essa funcionaria esta sendo informada normalmente, ficamos sabendo que ela já estava aposentada pois, a mesma precisou fazer uma cirurgia fizemos todo o procedimento afastamos pelo INSS e foi negado, devido ela já esta aposentada puxei um extrato no conectividade social verifiquei esse movimento u4, em conversa com alguns colegas da area eles não informa na sefip esses códigos não.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 15:10

Pois então o dilema do código U4 permanece. Pois U eu sei que se trata de aposentadoria. Mas nas tabelas de códigos da SEFIP, somente temos 1, 2 e 3. 4 não existe.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.