x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.257

Como contabilizar vendas de loteamento - incorporadora

ANDERSON DA SILVA ALVES

Anderson da Silva Alves

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 17:20

Boa tarde!

Temos uma situação de incorporadora que estará lançando um empreendimento imobiliário (loteamento) com vendas a longo a duvida é como fazer lançamentos contábeis dessas operações e se devemos reconhecer a receita de vendas (CR) ou realizar os lançamentos como receitas diferidas (PNC) e também com proceder com baixa no estoque?

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2017 | 09:12

Bom dia Anderson.

Como o período da obra de um empreendimento normalmente ultrapassa mais de um exercício, é necessário o reconhecimento das receitas diferidas pelo andamento da obra, também chamado de "POC", as receitas correntes que servirá como base de recolhimento de impostos , você utiliza o regime caixa.

A apropriação dos valores do estoque para o custo, utiliza-se o critério rateio por metro quadrado vendido do empreendimento, também chamado de "Custo Fit".

Recomendo a leitura dos materiais abaixo:

CPC 17 - CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO

ORIENTAÇÃO OCPC 04

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.