x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 3.184

Retificação de GFIP

MARTA

Marta

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Sábado | 9 setembro 2017 | 13:34

Boa tarde!
Estou tentando retificar uma GFIP de alguns meses anteriores, a funcionária que fazia antes foi demitida e não há outro funcionário que saiba fazer, é uma empresa do ramo hospitalar, primeiro o departamento pessoal envia a GFIP recolhendo os encargos, dos funcionários dentro do prazo, posteriormente essa funcionária retificava essa GFIP para informar os funcionários autônomos, que são alguns médicos que prestam serviços como autônomos, observei nas GFIPs , anteriores que essa pessoa usava o cód. 9 para os funcionários e o cód 1 para informar o recolhimento do INSS dos autônomos. Para eu dar continuidade ao serviço dela utilizando esses mesmo códigos no movimento, como devo proceder? Devo enviar a GFIP de janeiro por exemplo, de confirmação das informações anteriores, uma vez que o dp já envio a GFIP dentro do prazo, e no SEFIP colocar os funcionários na modalidade 9 e os autônomos na modalidade 1? e enviar como se fosse dentro do prazo? Outra dúvida é que quando faço isso aparece uma declaração de confissão de divida de FGTS, essa declaração é decorrente de estar utilizando o cód. 1? Estou muito confusa. Alguém pode me ajudar?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 08:49

Marta um bom dia!

Bem vinda ao contábil!

Esta correta no discorrer dos procedimentos, uma vez a gefip enviada no prazo e quitados os encargos fgts e inss caso venha ter alguma alteração como o exemplo citado, você deve colocar todos os trabalhadores já informados e que já foi recolhido os encargos na modalidade 9, os demais a recolher no seu caso autônomos com apenas recolhimento de inss na modalidade 1, dessa forma será comunicada todos os envolvidos na movimentação da competência, deverás informar no prazo, a guia do inss você deverás gerar no site clique aqui, para atualizar com multas e juros.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
MARTA

Marta

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 13 setembro 2017 | 22:33

Muito obrigada Pela Resposta Fredson! Aproveitando, só mais uma pergunta, Ao fazer essa retificação o SEFIP abriu uma janela de declaração de não recolhimento de valores de FGTS, como é algo novo pra mim e estou tento que me virar sozinha estou com um medo de prosseguir. Essa declaração é devido aos trabalhadores autônomos não terem recolhimento de FGTS?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 08:48

Marta bom dia!

Me fala o passo a passo que você esta fazendo para eu poder verificar o que esta acontecendo, e poder te orientar melhor.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Celia Aparecida Antonio Silva

Celia Aparecida Antonio Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 12:00

Oi Marta.

Para confirmar as informações, após importar o arquivo SEFIP. RE no aplicativo SEFIP, voce conseguiu alterar a modalidade dos funcionários que já foram informados e recolhidos os encagos para a modalidade 9 e os autônomos para a modalidade 1 e salvar?

Se sim, não seria o caso de abrir a janela de declaração de não recolhimento para o FGTS.

Pois já tive caso de enviar SEFIP nestas modalidades e não deu problema.

Como voce disse que isso é novo para voce, estou tentando te ajudar.

MARTA

Marta

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 15:19

Boa tarde!

Realmente, verifiquei e alguns funcionários da categoria 1 (trabalhador com FGTS) , na hora em que fui fazer a alocação dos autônomos (categoria 13) da modalidade 9 para a 1, aloquei sem querer esses funcionários para a modalidade 1, depois que a Célia falou da categoria 13 que me chamou a atenção para isso. Após corrigir o erro fiz uma simulação, e não abriu mais a janela de confissão de divida de FGTS. Ufa! Muito obrigada mesmo Célia Aparecida! Vc salvou meu dia!

Mas ainda assim, só para eu ter certeza que estou no caminho correto, segue o passo a passo:

No sistema de folha de pagamento (no meu caso alterdata), vou em gerar guias - SEFIP - disco - referência - código de recolhimento - em modalidades marco a opção conforme informações anteriores - gero o arqui no local indicado pelo sistema - abro o SEFIP - importo a folha de pagamento gerada - clico na empresa - em modalidades - (todos funcionários estão na modalidade 9) - aloco os autônomos para a modalidade 1. E salvo. Faço uma simulação só para verificar se está tudo correto e executo.

É isso mesmo?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.