Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 568

Novas declarações

Leon Hatori

Leon Hatori

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 23:16

Pessoal, para seus clientes que nunca fizeram uma declaração de IRPF, quais campos costumam ser preenchidos nestas primeiras declarações? Em questões quantitativas!

Imagino que grande parcela da sociedade preencha o campo de bens e direitos, dívidas e das deduções com estudos e gastos médios.
Outros campos eu imagino que fujam do comum. Estou querendo realizar um cálculo referente à isso.

Obrigado! Abraços.

Igor Monteiro

Igor Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 6 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 00:03

Boa noite!

Respondendo sua questão no meu ponto de vista quantitativo conforme você solicitou (imagino que seja apenas para pesquisa pois o IRPF deve ser visto de forma qualitativa de informações!)

Primeiro, esta pessoa é assalariada? Se for, o primeiro campo que geralmente todos preenchem é o de Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica, é o básico para o programa realizar o cálculo de incidência.

O preenchimento de dependentes também costuma ser um dos primeiros campos de atenção, rendimentos isentos e não tributados, tributação exclusiva e demais rendimentos são primeiramente vistos para depois irmos para a seção de bens e direitos, digo isso pois a incidencia do tributo na maioria dos casos se dá nestes campos que citei agora.

Feito isso, os contribuintes e acredito que os profissionais da contabilidade tentam deduzir o imposto devido usando os campos que você citou.

Espero ter ajudado.

Leon Hatori

Leon Hatori

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 6 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 01:33

Igor, obrigado pela resposta! De fato, faltou uma análise quanto ao tipo de contribuinte que está preenchendo a declaração. Vou analisar a partir deste ponto de vista, para então seguir para os campos que normalmente são mais preenchidos para os novos usuários!

Pode ser um estudante, uma pessoa assalariada, uma pessoa que era dependente e deixou de ser.. enfim, preciso analisar por todos estes aspectos! rs
Novamente, obrigado!

Grande abraço. Leon

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.