Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.120

Como fazer movimentação do funcionário que teve demissão por justa causa

LIANE MAIA SERRANO

Liane Maia Serrano

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 16 março 2018 | 16:58

Boa tarde,

Se alguém puder, peço ajuda na seguinte dúvida:

Um cliente demitiu um funcionário por justa causa( sumiu desde 22/1). Fez telegramas com AR, colocou anúncio em jornal e nada!

Fiz a demissão com data de 5/3/18. Deu pequeno valor que orientei ao cliente depositar na conta do funcionário.

Nunca fiz esse tipo de rescisão. Tô sem saber qual próximo passo. Geralmente entro no conectividade e faço a movimentação do funcionário, se houver GRRF, gero chave etc...

Devo fazer a movimentação e comunicar a justa causa?

Li alguns posts antigos daqui do portal mencionando q se funcionário conseguir reverter na justiça, com ordem judicial, ele sacaria FGTS e daria entrada no seguro desemprego.

Obrigada,

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 16 março 2018 | 17:15

Liane Maia Serrano boa tarde,

tabela com codigos para movimentação no conectividade social,

http://www.mgcontabil.com/fgtsmovimentacao.pdf

ou seja, não vai para o conectividade social, só na SEFIP/GEFIP, e como se fosse pedido de demissão o processo, não vai pro conectividade so pra gfip.


quanto a justiça, se ele reverter, e simples, a rescisão em vez de ser justa causa, vai ser sem justa causa, ou seja, pagar as ferias , 13º.. etc tudo aquilo que não é pago em justa causa, e depois fazer movimentação, com os codigos 01 e l1, que é pra dispensa sem justa causa, ... isso vem tudo dito pelo juis,


uma dica, procure ir na casa dele, ele pode tar doente, por isso de não ir ao serviço, existe vários fatores para ele não ter voltado, e que pode recorrer.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.