Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 602

CLT e autônomo ou CLT e MEI?

Érick José de Souza

Érick José de Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Desenvolvedor
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 13:46

Boa tarde.

De uns meses para ca comecei a pesquisar sobre o assunto, mas sempre me deparo com divergências. Minha situação é que trabalho no regime CLT e pretendo começar a prestar serviços para outra empresa para conseguir um extra, por enquanto é somente uma empresa e nada contínuo, uma semana pode ter várias horas de atividades enquanto outra semana pode não haver nenhuma. Esse meu 'empregador' me deu duas opções, continuar da maneira que está e somente assinar um recibo no qual ele estaria me pagando as horas dessas atividades ou criar uma empresa (no caso MEI) e emitir nf. Alguns aspectos:
-Meu salário como CLT já me obriga a declarar imposto;
-Esse salário extra normalmente daria menos de R$1000 mensais, muito raramente passando um pouco disso;
-Não precisarei contratar funcionário.
Ficam minhas dúvidas:
-Essa opção do recibo, gostaria de saber se pago algum imposto em cima desses valores. Teria alguma influência no meu imposto de renda? E é dentro da lei?
-Na opção de MEI: eu precisaria pagar qualquer valor além do imposto unificado? Não teria influência no meu imposto de renda? No caso do MEI encontrei uma explicação no qual eu preciso declarar independente do valor recebido, porém não teria qualquer influência nos valores abatidos, procede?

Resumindo: pretendo apenas fazer essas atividades para ter um pequeno extra no final do mês, qual opção seria a melhor?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.