x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 503

Imposto de Renda 2018

JOSE AUGUSTO VIELAND

Jose Augusto Vieland

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 abril 2018 | 18:08

O informe de rendimentos fornecido pela empresa em que trabalho considera todos os valores dos pagamentos que teoricamente eles pagaram durante o ano, porem na realidade eles só pagaram salários até o mês de outubro, já o valor informado como retido na fonte esta correto, ou seja, na base de dados da Receita Federal consta o valor total recolhido do imposto retido na fonte.
Minha pergunta é que valor devo declarar uma vez que a empresa não pagou o que consta do informe de rendimentos, mas recolheu o imposto na fonte corretamente?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 21 abril 2018 | 16:36

Colega
Voce diz ter recebido somente ate outubro, entendo entao que a firma nao pagou novembro, dezembro e 13º salario, no entanto voce afirma que a mesma efetuou os recolhimentos dos tributos incidentes sobrre, todos os pagamentos. O fato dela ter lhe entregue um formulario declarando os valores tributaveis e o imposto recolhido, nao da a mesma a quitaçao de verbas e/ou salarios trabalhistas. Logo quanto a isso voce pode estar tranquilo, no entanto tambem o fato de voce declarar o que consta do Informe de Rendimentos tambem nao da a empresa a quitaçao dos mesmos valores. Sao documentos diferentes, que fazem comprovaçao diversas uma das outras. Entretanto voce nao relata a situaçao em que voce esta em relaçao a estes nao pagamentos de salarios, existe um posicionamneto da empresa, uma motivaçao, ou uma negociaçao a respeito. Dependendo das circustancias, do relacionamento do empregado em relaçao a empresa, voce poderia formalizar esse questionamento junto a mesma. Mas quanto a declarar, se voce tem a receber devoluçao faça-o, pois o IRRF , ja foi recolhido, agora se o fato de incluir esses messes que faltam fara voce ter que pagar imposto, nao declare, mas questione a irregularidade do Informe de Rendimentos junto a empresa, mas isso tudo voce e que deve avaliar, pois aparentemente, com base no seu relato, a empresa nao esta mal intencionada, e nem teria como , conforme explicado anteriormente.
Sds. Ribeiro. Conte conosco

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
JOSE AUGUSTO VIELAND

Jose Augusto Vieland

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Sábado | 21 abril 2018 | 19:00

Obrigado pela resposta.
Infelizmente a Empresa não tem boas intenções, tanto que estou entrando com processo de rescisão indireta de meu contrato de trabalho contra ela por atraso no pagamento de salários superior a cinco meses e ausência de depósitos do FGTS a mais de 4 anos.
Desde 10 de Janeiro a Empresa colocou todos os colaboradores em licença remunerada sem porem efetuar nenhum pagamento.
A empresa não mostrou intenção em revisar o informe de rendimentos.
Penso em entregar minha declaração de imposto de renda informando os valores reais recebidos pois tenho os extratos bancários que comprovam os depósitos feitos pela empresa o que certamente fara com que eu caia na malha fina, ai então me apresentarei na Receita Federal para a devida justificativa e acredito que a Receita Federal então fara algum tipo de comunicação para que a empresa regularize esta situação.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 23 abril 2018 | 09:14

Exatamente isso e que vai ocorrer, porem caso voce tenha alguma devoluçao, vai ficar travada, porque eles terao que fazer a verificaçao de suas declaraçoes, o fato de voce ter os depositos bancarios prova ate um certo ponto, entendeu, Atençao nao estou duvidando de seu relato, so o estou alertando do que podera ocorrer. E lamentavel tudo isso , mas a crise atingiu muitas empresas despreparadas para ela, temos casos conhecidos, por vezes por falta total de planejamento, Boa sorte. Espero que tenha entendido , mas caso tenha mais alguma duvida me procure.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.