Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 46.151

Como recolher o FGTS em atraso de um único funcionário?

Mariana Lima

Mariana Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar
há 5 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 13:35

Boa tarde gente!

Ainda sou estagiária e totalmente nova na área. Surgiu uma oportunidade (e problema também, rs) onde estou assumindo a contabilidade de uma empresa onde preciso já fazer uma rescisão de contrato.

Preciso recolher o FGTS atrasado do empregado que está sendo mandado embora, mas não sei onde consulto ou mesmo gero novas guias para realizar o pagamento em atraso somente deste funcionário. Andei lendo e parece que é pela Sefip que já instalei em minha máquina, porém como antes não era eu quem fazia a contabilidade, não sei como devo proceder.

Será que alguém poderia me dar um norte, por gentileza???
Estou de cabeça quente!! Ficaria muito agradecida com a ajuda!!!

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 15:08

Mariana Lima boa tarde!

Bem vinda ao contábil!

1º - Solicite um extrato par afins rescisório no sitio da caixa ( conectividade icp) , utilizando certificado digital, no extrato estará disponível na caixa de entrada no dia seguinte.

2º - Em mãos do extrato verifique as competências em aberto as quais terá que fazer o recolhimento.

3º - para efetuar o recolhimento apenas de um trabalhador você deve transmitir a gefip constado todos os trabalhadores envolvidos naquela competência, porem apenas o trabalhador que fará o recolhimento do fgts deve esta na modalidade Branco, os demais na modalidade 9.

4º - Para efetuar o recolhimento em atraso você deve atualizar as tabelas de índices no programa do sefip, clicando em ajuda sobre o sefip você verifica se estão atualizadas ou não.