Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 46.151

Como recolher o FGTS em atraso de um único funcionário?

Mariana Lima

Mariana Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar
há 5 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 13:35

Boa tarde gente!

Ainda sou estagiária e totalmente nova na área. Surgiu uma oportunidade (e problema também, rs) onde estou assumindo a contabilidade de uma empresa onde preciso já fazer uma rescisão de contrato.

Preciso recolher o FGTS atrasado do empregado que está sendo mandado embora, mas não sei onde consulto ou mesmo gero novas guias para realizar o pagamento em atraso somente deste funcionário. Andei lendo e parece que é pela Sefip que já instalei em minha máquina, porém como antes não era eu quem fazia a contabilidade, não sei como devo proceder.

Será que alguém poderia me dar um norte, por gentileza???
Estou de cabeça quente!! Ficaria muito agradecida com a ajuda!!!

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 15:08

Mariana Lima boa tarde!

Bem vinda ao contábil!

1º - Solicite um extrato par afins rescisório no sitio da caixa ( conectividade icp) , utilizando certificado digital, no extrato estará disponível na caixa de entrada no dia seguinte.

2º - Em mãos do extrato verifique as competências em aberto as quais terá que fazer o recolhimento.

3º - para efetuar o recolhimento apenas de um trabalhador você deve transmitir a gefip constado todos os trabalhadores envolvidos naquela competência, porem apenas o trabalhador que fará o recolhimento do fgts deve esta na modalidade Branco, os demais na modalidade 9.

4º - Para efetuar o recolhimento em atraso você deve atualizar as tabelas de índices no programa do sefip, clicando em ajuda sobre o sefip você verifica se estão atualizadas ou não.

5º - em seguida basta informar a data desejada para quitação do fgts, salva, marcar participação da movimentação, executa, salva o arquivo para transmissão pelo conectividade icp ou conectividade social.

6º - São muitos processos, aconselho a sempre que tiver dificuldades pedir auxilio ao seu supervisor de estagio e também pode postar aqui que tem muitas pessoas de bom coração para auxilia sempre que possível.

Boa sorte!

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Mariana Lima

Mariana Lima

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar
há 5 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 15:37

Fredson Lopes, muito obrigada por se mostrar interessado em ajudar!!!

Só estou com uma dúvida,
como peguei a contabilidade agora, não tenho folhas de pagamento para importar,
como consigo fazer isso manualmente?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 15:41

Mariana Lima,

Você precisa ter todas as informações já prestada nas gefip's anteriormente, solicite da empresa ou da antiga contabilidade, caso ainda assim não consiga estas informações resta ir a receita federal solicitar as gefip's desejadas.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.