x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 392

Controle de estoque

SUZANA ARAUJO

Suzana Araujo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 13:59

Boa tarde Pessoal,

Hoje estou aqui pois a uns dias atrás postei que estava programando para abrir meu próprio escritório. Então conversando com um amigo que também é contador ele me chamou para fazer parceria e antes que imaginava comecei a prestar serviço contábil. Por enquanto trabalho durante o dia, e vou para meu " escritório" a noite. Já consegui duas empresas.
E em uma conversa com um de meus clientes (que tem duas empresas registradas) ele me questionou o porque o contador dele nunca pede nota de entrada, nunca pergunta sobre estoque. Esta empresa dele é produtora de mudas. O contador desta outra empresa teria que pelo menos questionar sobre notas de entrada de insumos para produção das plantas não? Outra coisa que me questionou é que o contador não pediu nada para declarar o IRPF (documentos de veiculo em seu nome, extrato bancario). Já uma colega que tem uma loja me falou que o contador dela esta reclamando que o estoque da loja esta muito alto. Alguém sabe me dizer alguma coisa a respeito? Desde já agradeço.

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 14:59

Boa tarde colega,

Ao meu ver o Contador ele tem grande importância em tudo que acontece na empresa, no crescimento, riscos, tomada de decisão.
Tem solicitar as notas de entrada sim, ainda mais se fazer parte da atividade principal desta empresa de mudas, para correta apuração dos custos e impostos. Se brincar o cara tá pagando impostos a maior, tomando prejuizo e nem sabe. Em relação ao IRPF depende, porque se for uma declaração simplificada não tem necessidade de tanta informação, cada situação tem que ser analisada.

No outro caso acredito que o contador questionou o estoque o alto por está impactando na saúde financeira da empresa.

Espero ter ajudado. Sucesso.

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
SUZANA ARAUJO

Suzana Araujo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 15:29

Boa tarde Renato,

Obrigada pelo retorno. Quanto as notas fiscais talvez eu não tenha explicado direito. Minha dúvida é o seguinte: esta empresa quase não compra com nota fiscal (não sei se é por falta de informação ou se não quer pagar imposto). E o contador não fala se tem necessidade de comprar pelo menos determinado valor com nota. Como isto pode afetar a empresa, só tendo nos registros notas de saídas? Quanto ao estoque alto como isto prejudica a empresa? O IRPF não vou questionar muito, apesar do dono desta empresa ter bastante veiculos (alguns em seu nome outros na empresa).

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 15:57

Assim cada caso é uma situação a ser analisada, tem que conhecer a empresa, forma de tributação e outras coisas mais por isso não tenho com te dizer com precisão o que poderia afetar por falta destas notas de entradas, poderia ou não impactar nos tributos, no resultado da empresa. Aconselho a você se reunir com o contador, alguém responsável pelo financeiro e colocar a situação em pauta, pra não tomar decisão precipitada.

Na minha opinião um estoque alto da empresa pode ocasionar perdas do produto pois o estoque fica parado. Isso é bastante negativo para a empresa porque é dinheiro parado, que, além de não trazer retorno, está gerando gastos por ocupar espaço e tempo do setor responsável. Simplesmente não dá para ser lucrativo em uma situação dessas. É necessário fazer a avaliação do estoque, dependendo do produto é imprescindível a saída de mercadorias.

Espero ter ajudado. Sucesso!

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.