Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 507

Ganho de Capital venda de imóvel

Estela

Estela

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 16 julho 2018 | 22:46

Boa noite,

Uma cliente comprou um terreno e construiu 3 casas, vendeu uma, o valor declarado na ultima declaração foi de R$ 63.845,64, é o valor que consta na escritura e no valor venal, porem ela vendeu por R$ 217.000,00 terá que pagar imposto sobre o ganho de capital da diferença? a casa não era residencia dela, e ela possui outros imóveis, estou certa na conclusão de que terá que pagar imposto de renda sobre esta diferença?

Estou um pouco insegura e gostaria da ajuda dos colegas

Abaixo o Calculo que fiz:

Valor imovel R$ 63.845,64
Valor Venda R$ 217.000,00
Ganho R$ 153.154,36
15% R$ 22.973,15


Obrigada a todos

Eurus Christian Bahniuk

Eurus Christian Bahniuk

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 17 julho 2018 | 06:40

Edilene,

Para ter certeza do valor do ganho de capital, utilize o programa disponibilizado pela própria Receita Federal. Lá, a partir das informações disponíveis, você terá o cálculo correto e as informações prontas para importar posteriormente no IRPF.

Verifique antes se o seu cliente não deveria estar equiparado a pessoa jurídica, nos termos do art. 151 e seguintes do RIR.

Espero ter ajudado.

Estela

Estela

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 00:20

Eurus, ajudou sim, na verdade eu fiz o cálculo no sistema, e o valor que cheguei esta correto, o cliente esta sim equiparado a pessoa juridica conclui que esta é a melhor solução pra ela.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.