Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 340

RETIFICAÇÃO DE CÓDIGO DE PAGAMENTO MEI 2100 para 2003.

Christopher Nunes

Christopher Nunes

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 17 julho 2018 | 17:16

Olá,

Boa tarde Srs,

Estou precisando de uma orientação que apesar de intensa busca aqui no fórum, não achei uma resposta pois acho ser uma situação muito específica.
Sou MEI, e eu mesmo gerava as guias de INSS e FGTS do meu funcionário. Ocorre que no ano passado atrasei algumas guias, e como não quis correr o risco de calcular os valores errado, preferi pedir a um contador para gerar as guias em atraso e eu pagar de uma vez. Pois, em dia eu sabia como gerar, só fiquei com medo de gerar as em atraso errado.
Quando dei os comprovantes a ele, me disse que eu havia feito errado e do jeito que eu fiz o dinheiro não ia para onde devia ir, e ele ia ter que fazer uma retificação na receita. Peguei os documentos da alteração que ele fez e protocolei na receita.
Quando cheguei em casa, fui ver a única coisa que ele fez foi alterar o código de pagamento de 2100 que eu tinha lançado todos os meses para o código 2003.
So que ao pesquisar novamente aqui no fórum e outras fontes, vejo que todos orientam a fazer o que eu havia feito: lançar com o código 2100 e como não optante pelo simples para poder gerar a compensação e o MEI pagar apenas os 3% patronal de inss.
E agora? O que eu faco? Alem de alterar as que eu lancei, ele ainda lançou as que eu pedi para ele atualizar com o código 2003.
Outra coisa que percebi que ele fez de errado, foi que o inss ele recolheu apenas 8%, e não os 11% que eu recolhi nos outros meses que fiz.
Agora tenho três duvidas:
1- Preciso alterar novamente o código para 2100 de todos os meses que fez a retificação para o código 2003? Isso pode dar problema se eu não fizer nada? O dinheiro dessas taxas vai para o destino correto independente do código 2100 ou 2003?
2- Preciso recolher os outros 3% que faltou das guias que ele gerou? (essa acredito que sim ne?)
3- Eu mesmo vou continuar gerando as guias, se eu nao alterar as outras que esta no codigo 2003 agora, e lancar as novas no codigo 2100 vai dar errado?

Agradeço desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.