x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 603

ECF empresa que estava inativa e passou a operar

alex rocha

Alex Rocha

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 19 julho 2018 | 13:00

Senhores boa tarde, uma empresa que foi constituída a muitos anos e estava a pelo menos 10 anos parada e retomou suas atividades no mês 05/2017. Lucro presumido.

Entreguei a ECD referente ao periodo 05 a 12/2017. Na hora de importar a ECF tive que colocar ela como abertura a partir do mês 05/2017, pois quando colocava o ano desde o inicio 01/01/2017 e tentava recuperar a ECD de 05/2017 dava erro.

Consegui fazer a transmissão, porém na hora de transmitir apareceu um aviso informando que a data de abertura da empresa não estava correto, isso não impediu a transmissão. Gostaria de saber se alguém passou por isso e o que eu fiz está correto. ,


Obrigado a todos.

SERGIO PASSOS

Sergio Passos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 19 julho 2018 | 13:49

Alex, boa tarde.

Um pergunta, você declarava como inativa? Essa empresa não tinha dinheiro aplicado ou coisa desse tipo, que desse uma movimentação mesmo que pequena?

A ECD e ECF são obrigações anuais, então, tem que ser declarada de jan a dez/xx, porém se em algum momento você tivesse tido, cisão, fusão ou incorporação, ai sim, você faria partida como você ai, dependendo logico da data do evento dessas situação.

Outro ponto importante é que você não está abrindo ou constituindo a empresa em mai/17, e sim, começando a ter movimentação.

Aconselho que retifique a ECD colocando Jan a Dez e depois importa para ECF e faz os calculos normalmente.


alex rocha

Alex Rocha

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 19 julho 2018 | 16:07

Sergio Passos Boa tarde, a empresa estava parada, a única obrigatoriedade era a transmissão de DIPJ inativa. O problema que não é possível transmitir a ECD do periodo de janeiro a abril pois não teve movimento. Então a escrituração começou em 05/2017.

É exatamente isso que você falou, a empresa não foi constituída essa ano e por isso não poderia se dar como abertura. Mas o problema é que se eu coloco na ECF de janeiro a dezembro ele não importa a ECD e se transmitisse na ECD de janeiro a dezembro ele não aceitaria pois de janeiro a abril ainda estava inativa e não tem como fazer o fechamento e importar para a ECD.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.