Contábeis o portal da profissão contábil

23
Abr 2014
21:38

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

GPS/GFIP/RETENÇAO

8respostas
6.219acessos

POSTS RELACIONADOS

Danieli Susa Pereira

Usuário Freqüente

profissãoContador(a)
mensagens88
pontos296
membro desde06/07/2006
cidadeIndaiatuba - SP
Postada:Sexta-Feira, 8 de junho de 2007 às 13:20:33
(Regra 14) Mensagem digitada em CAIXA ALTA (CAPS LOCK) ou totalmente formatada (negrito, itálico, etc). por Rogério César em 26/06/2012 18:36:25
boa tarde a todos!

por favor me ajudem a esclarecer uma duvida...

uma empresa que presta serviço a terceiros retem em sua nf 11% ao inss, ok.

exemplo:

valor da nota fiscal : 42.000,00
inss: 4.620,00

valor do inss da folha de pagamento: 3.600,00

como faço para compensar?

neste caso a empresa nao paga a guia de gps da folha de pagamento e ainda fica com um credito de r$ 1.020,00???

como faço para ir compensando ja que o valor retido em nf será bem maior daqui pra frente???

não entendo como devo declarar isso na gfip, o que é os 30% de limite???? o que tenho que fazer????

muito obrigada!
danieli
Franlley Gomes Belem

Usuário Estrela de Prata

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens560
pontos3.369
membro desde10/08/2006
cidadeTeresopolis - RJ
Postada:Sexta-Feira, 8 de junho de 2007 às 15:51:35
Ola Colega,
Vamos por partes

Referente a RETENÇÃO:

A retenção não é em cima da N.F., é em cima do valor da prestação de serviços, se a nota tiver compra de material e serviços, vc coloca os 11% em cima do valor cobrado pelos serviços.

Quando o fornecimento de material ou a utilização de equipamento próprio ou de terceiros, exceto o manual, estiver previsto em contrato, mas sem discriminação dos valores de material ou equipamento, a base de cálculo da retenção corresponderá, no mínimo, a:

- CINQÜENTA POR CENTO DO VALOR BRUTO DA NOTA FISCAL, da fatura ou do recibo de prestação de serviços;
-
trinta por cento do valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestação de serviços para os serviços de transporte passageiros, cujas despesas de combustível e de manutenção dos veículos corram por conta da contratada;
-
sessenta e cinco por cento quando se referir à limpeza hospitalar e oitenta por cento, quando se referir às demais limpezas, aplicados sobre o valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestação de serviços.

Para mais detalhes indico a leitura do site da previdência:

http://www.previdenciasocial.gov.br/pg_secundarias/paginas_perfis/perfil_empregador_02_07.asp

Ref. ao SEFIP

Geralmente os sistemas atuais de folha de pagamento é possível lançar este valor para o SEFIP puxar automaticamente, caso contrário, entre no SEFIP, e no MOVIMENTO TOMADOR/OBRA, na parte de DEDUÇOES, vc coloca o valor retido na N.F., quando vc gerar o SEFIP, ele automaticamente calculará os valores que vc abaterá neste mês, (Verificar no na guia de GPS que o próprio irá gerar e no Comprovante de Declaração a Previdência),
Os valores a serem descontados nos meses seguintes vc verá no relatório RE - Relação de Trabalhadores, na última folha q é o resumo das informações a previdência social. Irá aparecer o Valor Informado, o Valor Abatido pelo Sefip, e o Valor a Compensar/Restituir.

Atenciosamente,

Franlley Gomes
Danieli Susa Pereira

Usuário Freqüente

profissãoContador(a)
mensagens88
pontos296
membro desde06/07/2006
cidadeIndaiatuba - SP
Postada:Sexta-Feira, 8 de junho de 2007 às 16:00:15
Olá Franlley, primeiramente muito obrigada pela ajuda!
bom, entendi +ou-

ainda estou com uma duvida, quando lanço o valor no sistema, ou seja, o valor que foi retido na NF, para ser compensada sobre o valor a pagar INSS folha, sou atentada para uma mensagem que diz: compensação excedeu o calculo (inss segurado + inss empresa) - deduçoes).

pq?

att,
Danieli
Franlley Gomes Belem

Usuário Estrela de Prata

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens560
pontos3.369
membro desde10/08/2006
cidadeTeresopolis - RJ
Postada:Sexta-Feira, 8 de junho de 2007 às 16:37:02
O valor a ser lançado no SEFIP, é R$ 4.620,00.
No seu caso, irá abater o valor total da guia e te dará um crédito para o mês seguinte do valor R$ 1020,00.
Mas atenção, a parte ref. a OUTRAS ENTIDADES não é abatida.

Ligue para o Atendimento Empresarial da C.E.F., lá vc terá informações detalhadas.
0800 574-0101
0800 574-0104

Suporte ao Sefip 0800 574-1041

Atenciosamente,

Franlley Gomes
Danieli Susa Pereira

Usuário Freqüente

profissãoContador(a)
mensagens88
pontos296
membro desde06/07/2006
cidadeIndaiatuba - SP
Postada:Sexta-Feira, 8 de junho de 2007 às 16:39:57
muitoooo obrigada!!! a propósito, adicionei vc no meu MSN, vc tem? tudo bem?

abraço,
Danieli
Bruna Rodrigues

Usuário Ativo

profissãoAuxiliar Depto. Pessoal
mensagens117
pontos886
membro desde02/09/2009
cidadeCornelio Procopio - PR
Postada:Quinta-Feira, 4 de fevereiro de 2010 às 08:50:01
Dentro do sefip quando fui conferir a gps, o valor do salario familia e o salario maternidade não estavam sendo deduzido do total da gps, so foi deduzido o valor da retenção. Mas o salario familia e o salario maternidade apareceram como reembolso.
Está correto descontar do total da gps primeiro valor da retenção? O correto não é descontar primeiro o salario familia e o salario maternidade, e do restante descontar a retenção?

"Ninguem é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar".
Jane Leal

Usuário 5 Estrelas

profissão
mensagens176
pontos1.523
membro desde16/08/2007
cidadeMaringa - PR
Postada:Quinta-Feira, 4 de fevereiro de 2010 às 09:01:00
Danieli, eu tenho aqui a mesma situacao...meu cliente tem retencao todo mes, e sobre credito, portanto, fiz o pedido de restituicao junto a receita federal atraves do programa PER/DCOMP.
Estou inclusive tentanto mudar ele de anexo no simples nacional a fim de tentar evitar estas retencoes, pois ele ja tem acumulado no INSS aprox. 30.000,00, e apesar dos meus pedidos de restituicao, ate agora nao recebeu nada....
Se alguem ja teve uma historia de sucesso com a restituicao, com o INSS por favor, poste, pois ja estou perdendo as esperancas...
Grata
Jane

profissãoAnalista Contabilidade
mensagens18
pontos120
membro desde04/02/2010
cidadeMaranguape - CE
Postada:Quinta-Feira, 4 de fevereiro de 2010 às 14:33:54
quero saber se assim que obter um CEI tenho por obrigação pagar o inss, ou só quando tiver serviços prestados?
Ocimar Florenziano

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens15
pontos225
membro desde08/02/2011
cidadeCampinas - SP
Postada:Terça-Feira, 23 de outubro de 2012 às 10:52:10
Olá,
Por favor , preciso imprimir um relatorio do programa sefip (Rubrica) de meses anteriores, alguem sabe como faço ??

Desde já obrigado.

Ocimar

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

Facebook

Receba Novidades

POSTS RELACIONADOS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.4 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César