x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.718

Nota Fiscal para contabilizar antecipação de pagam

CIRIO DE SOUZA SANTOS

Cirio de Souza Santos

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2011 | 11:53

Prezados,

Me deparei com a seguinte situação: Um cliente possui uma marcenaria e como prática recebe 50% do valor do móvel a ser fabricado antecipadamente através de depósito bancário. Ele me questionou como poderia contabilizar esse valor, pois a nota do produto é tirada as vezes com quase um mês após a data do depósito.
Um recibo numerado, com descrição dos detalhes da transação é reconhecido como contábil e depois posso relacioná-lo nas observações complementares na emissão da nota fiscal, na entrega dos produtos?
Como proceder da maneira correta nesse caso?

Grato, Círio Santos.

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2011 | 14:08

Bom a classificação Fiscal fica por intermédio de nota conjugada:

No momento da venda deverá se emitir uma nota com a CFOP 5.922 (Dentro do Estado) ou 6.922 (Interestadual) "Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura" com o valor do produto vendido. E quando da saída real da mercadoria você utilizará a CFOP 5.116 (Dentro do Estado) ou 6.116 (Interestadual) Reconhecendo a saída de fato da mercadoria/produto "Venda de produção do estabelecimento originada de encomenda para entrega futura"

Quanto a contabilização você dará entrada dos 50% iniciais com Adiantamento de clientes (Passivo).

Os lançamentos são os seguintes:

Quando receber o adiantamento:

D Banco
C Adiantamento de Clientes
*Lembrar de lançar no histórico ao menos o %de adiantamento e o número da NF que originou.

Quando entregar a mercadoria/produto:

D Clientes
C Receita de Vendas

Baixa do adiantamento para que “Clientes” permaneça o saldo a receber na data contratada:

D Adiantamento de Clientes
C Clientes

Quando receber o valor restante:

D Banco Conta Movimento
C Clientes

Se algum colega identificar algum erro, peço que me corrija por favor.

Espero ter ajudado Cirio De Souza Santos e Bem Vindo ao Fórum Contábeis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.