x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 6.209

Diferenças entre LTDA e Simples Pura

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 17 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2007 | 21:40

Caros amigos,

Estou em processo de término de registro de uma sociedade civil simples pura a área de prestação de serviços de consultoria. Optei por esta modalidade devido a me parecer mais simplificado alguns pontos e até mesmo gozar de alguns benefícios fiscais. Esta semana alguns colegas meus me perguntaram qual a diferença entre este tipo de sociedade e uma empresa LTDA. Eles queriam saber por causa de empresa para a qual trabalhamos diz somente aceitar LTDA.

Qual é a diferença entre as duas? Por que uma empresa que contrataria somente LTDA e não simples pura?

Eu acho que isso é devido ao fato de ser sociedade e não empresa individual, por que quando nesta segunda opção o contratado pode alegar na justiça que tem vinculos e querer receber benefícios de um CLT. Estou certo?

Abraços.
Marcelo Magalhães.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2007 | 15:41

Existem muitas diferenças entre dois tipos, no entanto, creio que o fato da simples pura não está sujeito a falencia, seja o divisor das aguas, as outras diferenças vão desde a responsabilidade do capital social até própria gestão da empresa.
Com relação ao vinculo, independe do adotado pela empresa, seja ela empresaria ou não, porque havendo vinculo sempre haverá o direito do quem assim se julgue dono.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 7 agosto 2007 | 22:32

Acredito que por falta de conhecimento de outras formas de sociedade.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.