x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 35.698

Seguro Desemprego x MEI

Bruno Guilherme

Bruno Guilherme

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 15:59

Olá,
Pesquisei bastante sobre o assunto, mas achei diversas opiniões contraditórias então decidi abrir um tópico para tirar de vez essa dúvida.

A pouco mais de 1 mês fui demitido sem justa causa, dei entrada no seguro a duas semanas atrás e no inicio do mês 03/06 devo receber a primeira parcela de 5 do seguro desemprego.

O caso é que estou precisando emitir NF para alguns trabalhos que faço como "freelance", sou desenvolvedor de software, não possuo escritório, nem funcionários, etc... só preciso abrir essa empresa para emitir algumas notas aos clientes que pedem.

Enfim, se eu abrir empresa nesse momento apenas para emitir tais notas eu perco meu seguro desemprego? Ressaltando que já dei entrada no mesmo, está tudo certo, tenho todas as datas fixas para receber o beneficio.

Caso não tenha solução, qual seria a alternativa para emitir essas notas sem afetar o beneficio?

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 16:57

Boa tarde Bruno,

Nas prestações de serviços de pessoas fisicas para pessoas juridicas, há retenção de INSS, o sistema do MTE irá possivelmente reconhecer a remuneração como ganho próprio cessando o seu seguro. Mesmo que o sistema não reconheça até você terminar de receber, estará recebendo indevidamente, e na entrada de um novo seguro, o MTE irá pedir restituição dos valores pagos.
Hoje o sistema do MTE melhorou e consegue identificar mais rapido a percepção de renda própria. O grande problema é que para emitir estas notas existe a retenção de INSS.

Atenciosamente,espero ter lhe ajudado.

Tiago

Bruno Guilherme

Bruno Guilherme

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 17:06

Obrigado Tiago, ajudou e muito!