Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 20.391

Horas extras mês de rescisão, calculo de médias

Carolina Barbosa da Silva

Carolina Barbosa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 11:35

Bom Dia pessoas!!

Estou com uma pequena dúvida que nunca me ocorreu antes, estou fazendo 2 rescisões do mês de janeiro com aviso prévio indenizado 1 funcionária tem menos do que 1 ano e a outra tem mais do que 1 anos, as duas tem muita hora extra no decorrer do ano, na rescisão ambas também tiveram hora extra, gostaria de saber se hora extra e faltas lançadas no mês da rescisão incidem para o cálculo de médias sobre o aviso, 13º, e férias, meu sistema folha não está puxando o mês da rescisão, e falam que é opcional porém o dono da empresa me falou que é lei e tem que pagar, como o sistema nunca puxou nunca foi pago, verifiquei na convenção do sndicato das funcionárias e não há nada falando sobre isso.
Gostaria de uma orientação por parte de vocês se deve ou não ser computado.

Grata.

"Comprometimento individual e um esforço conjunto, isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização" - Vince Lombardi.
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 11:42

Bom dia Carolina

horas extras incide para rescisão a empresa deve considerar para base de cálculo tbm o repouso remunerado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Carolina Barbosa da Silva

Carolina Barbosa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 11:50

Eu sei que hora extra incide para as médias na rescisão, a minha dúvida é quando o funcionário tem extras e faltas LANÇADAS no mês da rescisão, se vai incidir ou não para o cálculo de MÉDIAS sobre 13º, férias e o aviso.
Resumindo, o mês da rescisão conta para a base de cálculo de médias?

"Comprometimento individual e um esforço conjunto, isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização" - Vince Lombardi.
Carolina Barbosa da Silva

Carolina Barbosa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 11:52

Se alguém me responder se incide ou não, gostaria que mencionasse alguma legislação como justificativa.

Grata

"Comprometimento individual e um esforço conjunto, isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização" - Vince Lombardi.
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 11:57

Base de cálculo incide em somatórios de horas antecedente a rescisão, caso o empregado tenha 15 faltas no mês da demissão terá reflexo em seu 13º, férias

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Carolina Barbosa da Silva

Carolina Barbosa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 11:59

Muito Obrigada Anya, você pode me informar se há alguma lei a respeito desse assunto?

Grata

"Comprometimento individual e um esforço conjunto, isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização" - Vince Lombardi.
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 12:14

Lei 4.090/62 e Decreto 57.155/65


''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Carolina Barbosa da Silva

Carolina Barbosa da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 13:31

E com relação as férias e o aviso indenizado? O mês da rescisão também será computado para os cálculos de médias?

"Comprometimento individual e um esforço conjunto, isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização" - Vince Lombardi.
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 13:39

vc cálcula á media

Exemplo: salário fixo 800,00
média de horas extras 60,00
repouso sobre horas extras 10,00 total 870,00 base valor de recisão e tbm o valor do aviso indenizado



''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 13:45

Carolina, em relação a "E com relação as férias e o aviso indenizado? O mês da rescisão também será computado para os cálculos de médias?"
a resposta é sim, enquanto o contrato estiver valendo, e isso inclui o aviso prévio (mesmo que indenizado) estarão contando para todas os valores rescisórios, a base legal está na própria CLT.

Igor

Igor

Ouro DIVISÃO 1, Supervisor(a) Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 15:05

boa tarde!!

tenho uma duvida para medias de rescisao que contenha horas extras, ex:

teve hora extra 50% salario 800,00
janeiro 20 = 109,09
fevereiro 15 = 81,82
março 20 = 109,09
abril 12 = 65,45

salario 1000,00
junho 15 = 102,27
julho 15 = 102,27

o sindicato estipula os 12 meses para media, como se faz essas medias?

soma-se os valores divide 12 e multiplica meses trabalhados?


kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 8 agosto 2013 | 23:19

Oi, Igor, como ele teve mudança (aumento) da remuneração, vc deve fazer a média das horas e depois convertê-la em remuneração com base salário atualizado do empregado.

Primeiro encontre a média aritmética, vc soma as horas-extras produzidas em cada mês e divide esse total pela quantidade de parcelas envolvidas nessa soma, no caso, 6 (meses), depois encontre o valor proporcional os avós devidos dividindo o resultado por 12 e multiplicando pelo nº de ávos de direito.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.