x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 3.360

Quando é viável abrir um escritório contábil?

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2011 | 18:57

Após algumas consultas que eu realizei no fórum, não consegui abstrair muito sobre o assunto em questão, apesar de encontrar alguma similaridade sobre o mesmo, e por isso resolvi postar a pergunta.

Sou contador, e técnico em contabilidade a 13 anos, me formei no superior a pouco tempo, quase um ano. E sempre trabalhei no máximo para um empregador, tipo CLT, e poucas vezes com dois empregadores, como profissional liberal.

E assim sempre consegui dá assistência aos clientes no escritório deles, eu mesmo, sem funcionários. Pois sempre pensei que abrir um escritório fisico demanda custos, recursos, alugueis, e etc.

Acontece que neste final de ano a minha prospecção aumentou, e digamos assim, estou sentindo um certo gargalo, pois atualmente tinha somente um cliente, mas desde Novembro, fui indicado para dois clientes, cujo contrato iniciei em Dezembro, outro que iniciará já como certo em Janeiro, e outro que virá na segunda quinzena de Janeiro.

Sabendo que serviços de consultoria e assessoria contábil demanda tempo, e muita atenção a prazos, fiquei com certa dúvida, se já seria a hora de abrir uma base para meu escritório e contratar um estagiário ou não?

Até porque, não queria queimar a indicação, como também o antigo cliente e parceiro que indicou.

Nota: De toda esta prospecção, 5 clientes no todo, 4 deles tem a escrita contábil total, cujo valor de contratos p/mes beira aos 12 salários mínimos.

Algum conselho a dar ao velho amigo???? Por onde começar????

Um forte abraço a todos do fórum contábeis.

Feliz Ano Novo

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
Mario Fressato Filho

Mario Fressato Filho

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 00:17

Caro Colega,

Aproveitando a deixa de sua dúvida vou pegar o gancho, sou formado em Administração e atualmente faço curso tecnico de contabilidade, estou no ultimo periodo,e quando terminar pretendo montar um escritorio, porem não tenho experiencia nenhuma na area, porem ja tenho varios clientes aguardando eu abrie pra contratar meus serviços. Por onde devo começar para começar a criar esse negocio????

Otávio Moreira Alves

Otávio Moreira Alves

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 11:55

Saudações Colegas!

Estou, também, pensando em abrir um escritório na minha residência para atender micro e pequenas empresas, tendo já um cliente em stand-by e mais 6 em potencial.

Minha dúvida é sobre levar o escritório em paralelo, sendo empregado em outra empresa.

Peço a opinião dos colegas que tenham passado por alguma situação parecida.

Att

Charles Soares

Charles Soares

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 23:30

Bem, sou novo nesta novo ramo "Empresário Contábil". Mas como tb venho de uma empresa "Celetista", optei por deixar de sofrer para os outros e sofrer pra mim mesmo. Como minha carteira de clientes ainda está pequena, contando apenas com 6 clientes, mesmo assim fiz meu registro do MEI (Microempreendedor Individual) com endereço da minha casa mesmo, fiz meu registro na prefeitura (emito nota fiscal eletrônica) e fiz também meu registro no CRC (Empresário) tendo agora duas anuidades "Pessoa Física e Jurídica", e estou pagando um software contábil oferecido pelo sindicato da categoria que me dispõe do sistema contábil, fiscal e Depto. Pessoa. Lembrando que logo logo fui desenquadrado do SIMEI, mas continuo no Simples Nacional.

Dando a opinião solicitada pelo OTÁVIO, (respondo por experiência) tentei fazer o que vc está fazendo no momento, e posso lhe dizer que chegará uma hora que ficará muito cansado, rendimento trabalho não será o mesmo e a qualidade tende a cair, pois estando você empregado a uma empresa, querendo ou não isso lhe trará alguma responsabilidade a mais "ou seja" uma atenção a mais para esta empresa.
Não te sobrará tempo para as outras empresas, e nem mesmo um tempinho para vc se reciclar na área.

Bem, espero ter acrescentado algo na sua dúvida.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.