x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

FecomercioSP reprova veto contra fim de 10% sobre FGTS

Entidade definirá estratégia para recorrer à decisão da presidente Dilma Rousseff, que encarece custo do trabalho.

26/07/2013 11:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
FecomercioSP reprova veto contra fim de 10% sobre FGTS

O veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto que põe fim ao adicional de 10% sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nos casos de demissão sem justa causa prejudica o setor empresarial, que pagou uma conta que não lhe pertencia, segundo avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que reprova a decisão.

A contribuição adicional foi criada em 2001 para compensar perdas do fundo à época dos planos Verão, de 1989 e Collor I, de 1990, mas perdeu sua finalidade ainda em 2006, quando o saldo foi ajustado.  

A medida foi publicada nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União e justifica a manutenção da taxa como necessária, já que a extinção geraria um impacto superior a R$ 3 bilhões por ano nas contas do FGTS. De acordo com o texto, a sanção reduziria os investimentos em programas sociais e ações de infraestrutura, além de impactar no Programa Minha Casa, Minha Vida, da qual parte dos beneficiários é formada por correntistas do FGTS.

A FecomecioSP, entretanto, indica que os recursos não podem ser considerados como receita do governo, já que tinha outra finalidade e caráter provisório, não devendo ficar com o Tesouro Nacional, como o que ocorre há um ano. Além disso, a decisão mantém os altos encargos sociais sobre o trabalho, indo de encontro ao esforço governamental para desonrar a folha de pagamento.

A entidade reprova o veto ao projeto e está definindo uma estratégia com os parlamentares para alterar a decisão presidencial, considerando que o fim do adicional havia sido aprovado pelo Congresso Nacional.

Fonte: Últimas Noticias FecomercioSP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.