x

Trabalhista

Pessoas desistem de procurar trabalho e 'minimizam' desemprego

Quem não procura uma ocupação não conta como desempregado. Concorrência maior e desânimo com a falta de vagas explica desistência.

14/10/2016 09:43:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pessoas desistem de procurar trabalho e 'minimizam' desemprego

Pessoas desistem de procurar trabalho e 'minimizam' desemprego

Mayara Martins, de 30 anos, está desempregada há 1 ano e 7 meses e desistiu de procurar emprego. A última entrevista que ela fez foi há pouco mais de 6 meses. “Está cada vez mais difícil. Na área em que tenho experiência a cada dia que passa vejo mais pessoas desempregadas”, lamenta.

Mayara era recepcionista em um laboratório de análises clínicas. Mas procurou vagas para várias funções, desde atendente de telemarketing até monitora de parque. “A última entrevista que fiz fiquei das 11h até as 17h esperando para ser atendida. Depois disso desencanei completamente de tudo”, conta.

Mayara mora com os pais e conta com a ajuda deles para sobreviver. Como está sem trabalhar, não conseguiu pagar o último semestre da faculdade de gestão ambiental. Agora ela prevê que só irá pegar o diploma no segundo semestre do ano que vem. Ela pretende tentar vaga na área que escolheu estudar depois de se formar. “O futuro pode parecer um pouco tenebroso, mas ainda tenho esperanças de voltar a trabalhar”, diz.

Desemprego 'mascarado'
Mayara é uma de 6,2 milhões de pessoas que estão desocupadas no Brasil, mas que não estão procurando emprego. Ou seja, ela tem potencial para trabalhar, mas não trabalha, não estuda e não procurou emprego nos últimos 30 dias. Esse grupo é classificado pelo IBGE como "desalentado" e não é contabilizado na estatísticas do desempregados. O IBGE divulgou nesta quinta-feira (13) pela primeira vez dados da população fora da força de trabalho.

De acordo com o IBGE, aumentou o contingente de brasileiros que não trabalham nem procuram ocupação e, portanto, não entram nas estatísticas oficiais do desemprego. Isso contribuiu para uma queda na população economicamente ativa de 2,2% no trimestre encerrado em agosto, na comparação com o mesmo período de 2015.

Se essas pessoas não tivessem desistido de procurar emprego, a taxa de desemprego, atualmente em 11,8%, poderia ser ainda maior, avaliam economistas.

Nem olho mais os anúncios de vagas"
Dayane Alves

Segundo Rafael Bacciotti, consultor de macroeconomia e política da Tendências, o movimento de pessoas que desistiram de procurar emprego limita de fato a expansão da taxa de desemprego. Ele explica que, pela metodologia da PNAD Contínua do IBGE, que mostra a evolução do desemprego trimestralmente no país, a pessoa deixa de compor a força de trabalho quando não é absorvida depois de 30 dias procurando emprego. “A busca efetiva por até 30 dias faz com que a pessoa faça parte da força de trabalho como desocupado”, explica.

De acordo com Bruno Ottoni, pesquisador do Ibre/FGV, o aumento da população inativa pode resultar do desemprego prolongado. "Durante a atual crise, trabalhadores tentaram entrar no mercado, mas estão desistindo e voltando para a inatividade", diz.

Desânimo
O G1 ouviu pessoas que desistiram de procurar emprego. Os motivos alegados são o desânimo com a escassez de vagas, a grande concorrência e o cenário que não mostra sinais de melhora. Esses brasileiros não têm renda e vivem com ajuda de familiares, com sua poupança ou da rescisão do contrato de trabalho.

A recepcionista Dayane Alves, de 22 anos, foi demitida há um ano, mas há três meses não procura emprego. "Nem olho mais os anúncios de vagas", disse.  Antes de desistir, ela fez oito entrevistas de emprego, sem sucesso. “Desanimei. Ia nas entrevistas e não era chamada. E agora parou de ter vaga na minha área. Nem para auxiliar administrativo que eu também tenho experiência tem aparecido”, diz.

Dayane tem dois filhos, de 1 e 3 anos, e vive com os pais dela. O pai é padeiro e sustenta a casa.“Tenho planos de voltar a procurar, mas não sei quando."

 

'Tenho fé'
O contabilista Isaias Amaral Santos, de 37 anos, está desempregado há 4 meses e há mais de um mês não procura emprego. “Faço entrevista, falam que vão chamar e nada. Ou cancelam alegando que a vaga foi fechada”, lamenta.

Santos diz que vai esperar passar o final do ano para voltar a procurar emprego na sua área. E cogita tentar vagas temporárias de final de ano como vendedor.

“Eu tenho uma filha de 7 anos, não posso me dar ao luxo de ficar sem renda”, diz. Santos não é casado, mas a mãe da sua filha está ajudando com as despesas dela.

O contabilista está morando com a mãe e sobrevive com uma reserva financeira, dinheiro do FGTS e ajuda da família. Ele não teve direito a seguro-desemprego porque em seu último trabalho ficou apenas 6 meses – o mínimo necessário é de 1 ano para ter o benefício.

“Eu tenho fé que vou conseguir emprego no ano que vem, apesar de achar que a situação do país vai demorar pra melhorar”, afirma.

Fonte: G1 - São Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.