x

Tecnologia

Brasil amplia participação no cenário da contabilidade mundial

A Federação Internacional dos Contadores, IFAC, entidade com 175 membros e associados de 130 países, representante de cerca de três milhões de profissionais da contabilidade e auditoria, realizará seu principal evento institucional

01/11/2016 08:20:59

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Brasil amplia participação no cenário da contabilidade mundial

A Federação Internacional dos Contadores, IFAC, entidade com 175 membros e associados de 130 países, representante de cerca de três milhões de profissionais da contabilidade e auditoria, realizará seu principal evento institucional, a Assembleia Anual, em Brasília, de 15 a 18 de novembro.

Participarão do encontro aproximadamente 180 entidades internacionais representantes da categoria, entre elas relevantes entidades brasileiras, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).

“Receber a Assembleia Anual da IFAC demonstra a importância do Brasil no cenário da contabilidade e auditoria internacional. Somos a oitava economia do mundo, devemos buscar alinhamento e convergência junto às normas internacionais de contabilidade”, afirma Idésio Coelho, presidente do Ibracon.

O evento contará também com palestra do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, quem abordará a conjuntura política e econômica do Brasil e a evolução no processo eleitoral no País com a recente mudança da legislação.

Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público

“As Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público estabelecerão solidez e transparência à contabilidade pública, conferindo visibilidade sobre o patrimônio público, que, a rigor, pertence à população”, comenta Coelho.

Hoje, União, Estados e Municípios não têm registrado todos os seus ativos e passivos. Rodovias, parques, terrenos, bens de infraestrutura e dívidas podem não estar registrados no balanço patrimonial. As novas normas farão da contabilidade uma ferramenta de apoio ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e evidenciação de accountability das autoridades governamentais.

Dada a importância do tema, o Brasil dispõe de um representante e um assessor técnico no board da IFAC para Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, Leonardo Silveira do Nascimento e Ayres Moura, respectivamente.

Obrigatoriedade de Reporte do Não-cumprimento à Leis e Regulações

A Obrigatoriedade de Reporte do Não-cumprimento à Leis e Regulações (NOCLAR – Responding to Non-Compliance with Laws and Regulations) tem por objetivo dar maior peso à responsabilidade do profissional de contabilidade e auditoria perante à sociedade.

Essa nova norma de ética, proposta pelo Conselho de Normas Éticas Internacionais para os Profissionais da Contabilidade (IESBA, International Ethics Standards Board for Accountants), sugere que os profissionais passem a reportar descumprimentos de leis e regulamentos para órgãos competentes, incluindo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) , quando se tratar de suspeitas vinculadas a lavagem de dinheiro.

“Vemos ganhos importantes para a sociedade com a implantação da nova norma de ética no Brasil, prevista para julho de 2017. Contadores e auditores têm muito a contribuir para que tenhamos um país mais transparente”, comenta Rogério Garcia, diretor técnico do Ibracon.

O chairman do IESBA, Dr. Stavros Thomadakis, estará no evento e falará desse tema sob uma perspectiva global.

Reunião do Conselho de Administração do Ibracon

O Ibracon, uma das entidades fundadora da IFAC e que celebra 45 anos neste ano, aproveitará a Assembleia para realizar sua reunião de Conselho de Administração durante o evento, com a presença do CFC, IESBA, Fenacon e os presidentes das principais firmas de auditoria do Brasil.

Porta-vozes e autoridades presentes na programação

·      Olivia Kirtley, presidente da IFAC

·      Dr. Stavros Thomadakis, presidente do IESBA

·      Arnold Schilder, presidente do  International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB)

·      Chris Austin, presidente do International Accounting Education Standards Board (IAESB) 

·      Idésio Coelho, presidente do Ibracon

·      Monica Foerster, diretora de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes do Ibracon e presidente do Comitê de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes da IFAC

·      Leonardo Silveira do Nascimento, coordenador-geral de Normas de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional e membro representante do Brasil no board da IFAC para IPSAS

·      José Martonio Alves Coelho, presidente do Conselho Federal de Contabilidade     

·      Gilmar Mendes, ministro do Tribunal Superior Eleitoral

Fonte: Portal Dedução

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.