x

É chegada a hora da mordida do leão - PARTE II

Como acontece todos os anos, chegou a hora de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2013). Você está preparado para isto?

10/03/2013 10:33:41

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
É chegada a hora da mordida do leão - PARTE II

E o jogo começou: desde as 8:00 horas da manhã do último dia 1º de março, a Receita Federal do Brasil começou a receber as declarações de IRPF deste ano. Caso você leitor, já tenha tomado algumas medidas com antecedência, este jogo estará quase terminado. Caso contrário, a partida pode ser jogada conforme descrito abaixo.

De posse de todos os demonstrativos de rendimento, inclusive os informes fornecidos pelos bancos com os quais possui relacionamento, pode ser iniciada a declaração. Não esqueça ainda de juntar todos os comprovantes de despesas que teve no período. Caso o leitor já tenha a declaração do ano anterior, poderá utilizá-la como ponto de partida: o sistema irá recuperar todos os dados para que o preenchimento fique mais fácil.

Existem basicamente duas modalidades de declaração, sendo a primeira com desconto simplificado de 20% sobre os rendimentos e a segunda chamada como declaração completa. A declaração simplificada é indicada para aqueles contribuintes que não tiveram, no ano de 2012, despesas relevantes com saúde, educação, previdência privada e pensão alimentícia. Caso estas despesas tenham superado 20% dos rendimentos, é indicada a opção pela declaração completa.

O Contribuinte não necessitará fazer cálculos para saber o que é mais vantajoso. Uma vez digitados todos os dados, o próprio sistema demonstrará tal informação, indicando o valor de imposto a pagar ou a restituir em cada uma das modalidades. Basta escolher a melhor.

Todas estas rápidas informações podem ajudar o contribuinte a cumprir com sua obrigação junto ao fisco até a data limite, ou seja, até o dia 30/04/2013. Se você ainda está com medo do leão, consulte seu contador, ou então acesse o site http://www.brasil.gov.br/sobre/economia/imposto-de-renda/ e obtenha maiores informações.

(Artigo enviado para publicação no jornal Apucarana Notícias em 11/03/2013)

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.