x

Empresarial

Você sabe qual é a real situação da sua empresa?

Diversas empresas passam por apuros e chegam até mesmo a fechar as portas por subestimar a importância da gestão contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária

24/05/2017 13:09:12

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Você sabe qual é a real situação da sua empresa?

Muitas empresas passam por apuros e chegam até mesmo a fechar as portas por subestimar a importância da gestão contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária sob o ponto de vista de compliance e da governança corporativa.

Se você é empresário ou gestor de uma empresa, provavelmente em algum momento você já falou ou ouviu de alguém próximo: “Ahhh mas a minha empresa é pequena para se preocupar com essas coisas!”.

Negligenciar essa importância, explica porque quase metade das empresas brasileiras “morre” antes de completar 5 anos de existência, principalmente, por conta de falhas administrativas, ausência de controles internos e descumprimento dos dispositivos da legislação fiscal e trabalhista.  

Por meio da resposta de algumas perguntas básicas podem ajudar você a analisar qual é a real situação do seu negócio sob este ponto de vista:

  • A(s) atividade(s) exercida(s) pela empresa estão de acordo com o Contrato Social?
  • As Certidões Negativas de Débitos (CNDs) da empresa, emitidas pelos órgãos públicos (Receita Federal, Previdência Social, FGTS, SEFAZ, etc.), estão válidas e não há pendências impeditivas para renovação?
  • Todas as Notas Fiscais Eletrônicas (emitidas e recebidas), e o respectivo XML da Nota Fiscal, estão sendo escrituradas e armazenados de acordo com o prazo legal?
  • As obrigações acessórias (SPED, DIRF, GFIP, DCTF, GIA, Nota Fiscal Paulista, etc.) estão coerentes e não apresentam divergências entre si que podem gerar multas e penalidades?
  • Há passivos ocultos do ponto de vista fiscal e trabalhista?

Fazer uma boa gestão e prezar pelas boas práticas contábeis não irá garantir por si só que o seu negócio seja bem-sucedido, mas negligenciar isso pode levar a sua empresa diretamente para o buraco.


Fique atento(a)!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.