Muitas empresas passam por apuros e chegam até mesmo a fechar as portas por subestimar a importância da gestão contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária sob o ponto de vista de compliance e da governança corporativa.
Se você é empresário ou gestor de uma empresa, provavelmente em algum momento você já falou ou ouviu de alguém próximo: “Ahhh mas a minha empresa é pequena para se preocupar com essas coisas!”.
Negligenciar essa importância, explica porque quase metade das empresas brasileiras “morre” antes de completar 5 anos de existência, principalmente, por conta de falhas administrativas, ausência de controles internos e descumprimento dos dispositivos da legislação fiscal e trabalhista.
Por meio da resposta de algumas perguntas básicas podem ajudar você a analisar qual é a real situação do seu negócio sob este ponto de vista:
- A(s) atividade(s) exercida(s) pela empresa estão de acordo com o Contrato Social?
- As Certidões Negativas de Débitos (CNDs) da empresa, emitidas pelos órgãos públicos (Receita Federal, Previdência Social, FGTS, SEFAZ, etc.), estão válidas e não há pendências impeditivas para renovação?
- Todas as Notas Fiscais Eletrônicas (emitidas e recebidas), e o respectivo XML da Nota Fiscal, estão sendo escrituradas e armazenados de acordo com o prazo legal?
- As obrigações acessórias (SPED, DIRF, GFIP, DCTF, GIA, Nota Fiscal Paulista, etc.) estão coerentes e não apresentam divergências entre si que podem gerar multas e penalidades?
- Há passivos ocultos do ponto de vista fiscal e trabalhista?
Fazer uma boa gestão e prezar pelas boas práticas contábeis não irá garantir por si só que o seu negócio seja bem-sucedido, mas negligenciar isso pode levar a sua empresa diretamente para o buraco.
Fique atento(a)!