x

Trabalhista

A Reforma Trabalhista É Boa Pra Quem?

Por que os empresários brasileiros pagam tanto à justiça trabalhista e por que têm tanta urgência na Reforma.

02/06/2017 14:40

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A Reforma Trabalhista É Boa Pra Quem?

Ouvi a entrevista do Flávio Rocha, diretor da Riachuelo, na Jovem Pan. Ele, e toda a classe empresarial (principalmente as mega empresas) reclamam que a reforma previdenciária e trabalhista são urgentes.
Citou o caso do CitiBank, que o mercado brasileiro corresponde a 1% da receita mundial do banco. E 93% do total daos processos trabalhistas que o grupo enfrenta no mundo.

Eu não sei... mas só uma sugestão: Será que o empresariado brasileiro já pensou em seguir as leis trabalhistas a fim de não sofrerem processos?

A realidade de contratações que assisto não tem nada dessa utopia de "empresa vai contratar e pagar mais se a reforma trabalhista for aprovada". Eu vejo: empresa querendo pagar o mínimo possível exigindo o máximo possível eachar que isso é um favor ao trabalhador. Eu vejo empresario querendo pagar apenas um transporte pro funcionário quando na verdade ele precisa de dois (além disso, vale frisar que VT não é benefício, é um direito e é descontado parcialmente ou totalmente na FP). Eu vejo empresario pagando vale ao funcionário com cheque de terceiros.

Eu vejo empresário querendo fazer um "jogo de enquadramento de sindicatos" porque ele não queria pagar uma cesta básica exigida por um dos sindicatos. Já vi empresas exigirem que seus funcionários se demitissem e começassem a trabalhar como prestadores de serviços para evitar obrigações trabalhistas (manobra essa que já foi desmascarada na Justiça).
Sem contar quando o funcionário tem que resolver os problemas pessoais do empregador.

E quando você vai analisar a vida financeira dessas empresas: Muita entrada de dinheiro não declarado, compra de imóveis, automóveis, iate de 60 pés, férias 3 vezes ao ano. Não é errado você ter tudo isso, mas se pra você ter tudo isso você enriqueceu pagando um salário mínimo para seus funcionários, você é um imoral.

Eu sei que sindicato é uma palhaçada. Mas as decisões das convenções são boas para cada classe. Cada profissão tem suas facilidades e suas necessidades. A CLT é demais abrangente e vaga. Tem que ser revista, sim. Mas não tem que "facilitar" as falcatruas do empresario brasileiro. Isso ele já faz sem facilitações.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.